Viagora

Comissão do Senado aprova projeto de redução de jornada de trabalho sem perda salarial

A matéria, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), tramitava em caráter terminativo e por isso seguirá direto para a Câmara dos Deputados. Se aprovada, ela será encaminhada para sanção do presidente.

Nesta terça-feira (12), o projeto de lei que estabelece a redução da jornada de trabalho sem diminuição do salário foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, por 10 votos contra dois.

A matéria, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), tramitava em caráter terminativo e por isso seguirá direto para a Câmara dos Deputados. Se aprovada, ela será encaminhada para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O relator, senador Paulo Paim (PT-RS) aceitou a sugestão do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para admitir que, em caso de dificuldades financeiras da empresa, com acordo ou convenção coletiva, seja possível fazer a redução do salário.

O parlamentar Paim destacou que o PL pretende proporcionar melhorias à saúde física e mental da população, além de ter a possibilidade de gerar mais postos de trabalho.

A medida está em consonância com a modernidade do mercado e pesquisas que apontam a redução da jornada trabalhista como fator que incentiva a produtividade, conforme explanou o relator do projeto.

Com informações do R7

Facebook
Veja também