Viagora

Lula exonera ministro Wellington Dias para sabatina de Flávio Dino

A sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino, será realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (13).

Nesta quarta-feira (13), o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, exonerou o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, do cargo para votar na indicação do senador licenciado e atual ministro da Justiça, Flávio Dino, no Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

A sabatina de Flávio Dino será realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de forma conjunta com a do subprocurador-geral da República Paulo Gonet com o objetivo de definir quem vai chefiar a Procuradoria-Geral da República.

Também foram exonerados os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, dos Transportes, Renan Filho e o ministro da Educação, Camilo Santana. O presidente Lula indicou o ex-governador do Maranhão e o procurador com o objetivo de preencher a cadeira de Rosa Weber no Supremo Tribunal, para isto são necessários 41 votos.

Sobre os sabatinados

Flávio Dino

O senador Flávio Dino, natural de São Luiz (MA), é advogado e foi juiz federal por 12 anos, além disso, ele presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) no período de 2000-2002.

Dino ainda atuou como deputado federal em 2006 e foi governador do Maranhão no mandato de 2015 a 2022. Nas últimas eleições gerais, o maranhense foi eleito para o Senado Federal, mas assumiu o cargo de ministro da Justiça por escolha do presidente Lula.

Paulo Gonet Branco

O procurador-geral eleitoral interino, Paulo Gonet Branco, é doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UNB). Ele possui mestrado em Direitos Humanos, pela University of Essex, do Reino Unido, e desde 1987 faz parte do MP. Paulo ainda atuava como vice-procurador-geral Eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral.

Com informações do Poder 360 e Conjur

Facebook
Veja também