Viagora

Presidente Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE

O decreto de nomeação da advogada foi publicado nesse sábado (23), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Nesse sábado (23), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto de nomeação da advogada baiana Vera Lúcia Santana Araújo para ocupar a vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O presidente Lula em junho deste ano, indicou a advogada Edilene Lôbo, que ao ser empossada, no início de agosto, tornou-se a primeira mulher negra a integrar o TSE. Vera Lúcia será a segunda mulher negra a compor a Corte

Com a nomeação de Vera Lúcia, o TSE passará a contar com três mulheres em sua composição. A escolha de Vera Lúcia Araújo ocorreu através de análise da lista encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que era formada por três mulheres. O tribunal também é integrado pela ministra do STF Cármen Lúcia, que ocupa uma cadeira efetiva.

Vera Lúcia assumirá o cargo antes ocupado pela também advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, diante do fim do seu mandato. Maria Claudia foi nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro, em junho de 2021.

Somente 11 mulheres fizeram parte do Plenário do TSE como ministras efetivas ou substitutas em 91 anos de Justiça Eleitoral, foram elas: Ellen Gracie, Eliana Calmon, Nancy Andrighi, Cármen Lúcia, Laurita Vaz, Maria Thereza de Assis Moura, Rosa Weber, Luciana Lóssio, Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, Maria Isabel Gallotti Rodrigues e Edilene Lôbo.

Com informações da Agência Brasil 

Facebook
Veja também