Viagora

Flávio Dino pede exclusão de 270 contas no Twitter após ataques

A pasta informou que tanto conteúdos como autores estão sendo investigados. Também foi cumprido mandados de busca, resultando na apreensão de sete armas.

Nesse domingo (09), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas em todo o Brasil. Hashtags são palavras-chaves ou termos associados a uma informação que seja indexar de forma explícita em aplicativos e redes sociais.

A pasta informou que tanto conteúdos como autores estão sendo investigados. Também foi cumprido mandados de busca, resultando na apreensão de sete armas. Um suspeito foi preso. Foi solicitado que rede social Tik Tok tire do ar duas contas que estavam transmitindo conteúdo que incitava medo nas famílias. O trabalho foi realizado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Escola Segura

De acordo com o Ministério da Justiça, os membros da “Operação Escola Segura” identificaram mais de 80 perfis que tiveram seus links removidos, face á violação de política da plataforma. O conteúdo desses links foi preservado a pedido da pasta que seja possível avançar nas investigações. Diversas ações preventivas e repressivas contra ataques nas escolas foram realizadas em todo o país.

Ameaças na internet estão sendo monitoradas pelas delegacias de crimes cibernéticos das principais regiões brasileiras. Os dados estão sendo analisados pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) por 24h. O cidadão poderá denunciar ameaças ligadas à segurança de escolas e aluno no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou a pasta.

A Operação Escola Segura está sendo organizada pelo MJSP, em parceria com os estados, trabalhando de forma integrada com 51 chefes de delegacias de investigação e 89 chefes de agência de inteligência de Segurança Pública (Polícia Civil e Militar).

Levantamento

Segundo o MJSP, desde o recente caso de ataque ocorrido na última quarta (05) em Blumenau, em que quatro crianças foram covardemente assassinadas, e pelo menos cinco ficaram feridas, o Ciberlab tem apoiado o Grupo de Trabalho Interministerial no levantamento de informações sobre possíveis ameaças às escolas, por meio de monitoramento das redes socias.

Com informações Agência Brasil

Facebook
Veja também