Viagora

Franzé solicita ao IBGE correção de mapa com erro em território de litígio

Conforme o parlamentar, diante do litígio a área não é do Piauí e nem do Ceará, por isso a necessidade de fazer a alteração para não levar ao equívoco.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), solicitou que o presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, faça a correção de atlas que apresenta mapa atribuindo a área de litígio territorial de cerca de 2.889 quilômetros quadrados entre Ceará e Piauí ao Estado do Ceará. O requerimento foi lido durante sessão plenária.

Conforme o parlamentar, diante do litígio a área não é do Piauí e nem do Ceará, por isso a necessidade de fazer a alteração para não levar ao equívoco.

Foto: Divulgação/ AlepiFranzé Silva
Franzé Silva

“Não pertence nem ao Piauí, nem ao Ceará. Além disso, nós, do Piauí, entramos com ação, que está no Supremo Tribunal Federal, em que defendemos a tese de que essas terras pertencem ao Piauí. Portanto, queremos que esse mapa seja imediatamente corrigido, inclusive, porque ele irá parar nos bancos escolares”, afirmou.

A Alepi, através da Comissão de Estudos Territoriais (Cete), está fazendo o acompanhamento do litígio envolvendo sete municípios da parte piauiense e treze do lado cearense. Uma perícia na área já foi realizada pelo Exército, os parlamentares aguardam a manifestação do STF acerca do caso.

Além disso, o presidente da Casa Legislativa pediu ao líder da bancada piauiense, deputado federal Flávio Nogueira (PT), que impulsione as discussões sobre a pauta.

Facebook
Veja também