Viagora

Ação do PSDB contra eleição da Alepi causou estranheza, diz Severo Eulálio

O deputado, eleito para o 2º biênio da Alepi, afirmou que o partido tucano não tem representatividade no legislativo estadual.

Nesta segunda-feira (06), o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) declarou que está confiante quanto a continuidade do que foi definido da eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), fato que estava ameaçado diante do pedido protocolado pelo PSDB para anular a disputa que elegeu o parlamentar para assumir o segundo biênio (2025-2027).

O emedebista, eleito em 2023 após votação da mesa-diretora, afirmou que a ação do partido tucano gerou estranheza, pois o PSDB não tem representatividade no legislativo estadual.

Foto: Alexia Dias/ ViagoraDeputado Severo Eulálio
Deputado Severo Eulálio

“O PSDB não tem interesse aqui no Piauí, o que causou estranheza nesse ponto, pois o presidente do PSDB estadual, sequer, foi consultado sobre esse tema. O partido não teve candidato a deputado estadual, não teve candidato a governador, então não teve um parlamentar eleito na Casa. Entraram com a ação e desistiram depois de alguns dias”, ressaltou.

Segundo o deputado, a eleição já aconteceu e seguirá como a maioria definiu, porque a Casa Legislativa está em harmonia. “A eleição já foi feita, vamos aguardar o momento, está tudo encaminhado e nos conformes. Todos os parlamentares afirmaram que a palavra dada é o mais importante e é assim que deve ser. O processo teria que andar, correr, teria que ser anulado para assim poder ter outra eleição, mas aqui estamos em harmonia, a casa está, através de entendimento, sempre conversando, dialogando nesse sentido”, destacou.

O parlamentar ainda enfatizou a legalidade da eleição que foi realizada com o entendimento de todos os 30 deputados da Assembleia Legislativa do Piauí.

"O Franzé foi eleito através do entendimento dos 30 deputados da casa, da mesma forma que eu fui eleito com o entendimento dos 30 deputados da casa. Então, o acordo não sou eu e o Franzé, o acordo foi com a conversa, o entendimento foi feito por todos os parlamentares da casa", pontuou.

Entenda o caso

O PSDB ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 30 de abril, contestando a antecipação das eleições para as presidências das Assembleias Legislativas do Piauí e Paraíba.

No entanto, a sigla formalizou no dia 03 de maio a desistência da ação após alegar que não tinha mais interesse na demanda.

Facebook
Veja também