Viagora

Piauí dá início a campanha de vacinação contra febre aftosa

De acordo com o Ministério da Agropecuária e Pecuária, a meta é que cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados em todo o país.

Nesta segunda-feira (1), começa a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2024, em todo o Piauí. De acordo com o Ministério da Agropecuária e Pecuária, a meta é que cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados em todo o país.

De acordo com o Governo do Estado, em 2022, durante a segunda etapa de campanha encerrada em dezembro, o Piauí vacinou 93,47%, ultrapassando o índice estabelecido pelo Ministério. Segundo os dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), que atualmente integra a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), foram imunizados 590.566 bovíneos, de um total de 631,80 no estado.

A campanha será realizada até 31 de maio. Além do Piauí, a imunização ocorre em mais 13 estados, são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo.

De acordo com ministério, as vacinas devem ser adquiridas em revendas autorizadas e mantidas entre 2 e 8 graus Celsius (ºC) desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.

A pasta afirma que deverão ser usadas agulhas novas para a aplicação da dose de 2 mililitros (2ml) na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia. O produtor além de vacinar o rebanho, deve declarar ao órgão de defesa sanitária. A declaração de vacinação deve ser feita nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual.

Com informações Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Febre Aftosa

Governo do Piauí

Facebook
Veja também