Viagora

Mais de 30 mil exames já foram feitos nos caminhões de mamografia no Piauí

Os recursos para o desenvolvimento das ações do projeto são oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro.

O Governo do Piauí informou que através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), caminhões de mamografia seguem levando exames especializados para mulheres que residem em diversos municípios piauienses.

Durante os últimos três meses em que a operação esteve ativa, 30.381 exames de mamografia foram realizados por meio do serviço dos caminhões.

Segundo a Sesapi, as ações do projeto são proporcionadas pelos recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro (MDB). Desde o início da implantação e circulação do serviço, seis caminhões já atenderam as mulheres de 83 cidades do Piauí. Os próximos beneficiados pela iniciativa serão os municípios de Simões, Joca Marques, Olho D’Água do Piauí, Jerumenha, Madeiro, Altos e Santo Antônio, que receberão os veículos na semana que vem.

O governo afirma que o projeto tem como público-alvo mulheres entre 40 a 69 anos de idade, que devem agendar a realização dos exames nos municípios onde residem. O diretor da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Rodrigo Martins, afirma que a regulação dos serviços é feita através das secretarias municipais de saúde. “Os exames são agendados por meio da atenção básica e as pacientes receberão a data e horário previsto para realização. Por isso, pedimos que essas mulheres procurem o serviço e façam o seu agendamento”, explica o gestor.

Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, comentou sobre os objetivos da ação no Piauí. “O Governo do Piauí implantou esta ação para cobrir os vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi e para ajudar a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina, além de contribuir com a descentralização dos serviços”, ressalta.

Segundo a Sesapi, os resultados dos exames serão encaminhados às secretarias municipais assim que estiverem disponíveis, sendo direcionados para médicos, para que estes possam fazer o encaminhamento adequado a cada paciente que tece acesso às mamografias.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também