Viagora

HGV realiza cirurgia rara de retirada de tumor no coração em Teresina

Uma cirurgia complexa de ressecção de um tumor cardíaco, conhecido como mixoma.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV)  divulgou que realizou, procedimento raro através do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrida ao longo esta semana, uma cirurgia complexa de ressecção de um tumor cardíaco, conhecido como mixoma. O paciente, de 56 anos, é natural do município de Itainópolis e passa bem.

Segundo a unidade de saúde o paciente, passou mal na roça e perdeu os movimentos dos membros inferiores e do braço esquerdo, foi socorrido e levado às pressas para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

“A princípio pensaram que eu estivesse sofrendo um infarto. Ao ser transferido para o HGV, foi descoberto um tumor do tamanho de uma laranja na região do coração. Fui operado e graças a Deus, estou bem”, relatou o paciente.

De acordo com cirurgião cardiovascular, Edemir Carvalho, o paciente queixava-se de dor no peito e tinha essa história de perda de movimentos, ao longo do estudo do diagnostico revelou uma massa sugestiva de ser um mixoma atrial.

"O paciente queixava-se de dor no peito e tinha essa história de perda de movimentos. A princípio achávamos que poderia ser coronariopatia ou Acidente Vascular Cerebral cardioembólico. A investigação diagnóstica revelou uma massa sugestiva de ser um mixoma atrial. No intra-operatório, a equipe observou que a tumoração tinha aspectos de benignidade e a mesma foi ressecada completamente. Aguardamos o anatomopatológico pra confirmar nossa suspeita. Ficamos felizes de estar realizando procedimentos de alta complexidade no HGV, graças ao empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da direção do hospital”, explicou o cirurgião.

Facebook
Veja também