Viagora
Genevaldo Silva

Genevaldo Silva

Opinião & Política

Demerval Lobão está entregue aos bandidos e ninguém faz nada

Há anos a população do município de Demerval Lobão vem sofrendo com a ação de bandidos dos mais variados naipes. São assaltantes de comércios, de celulares, arrombadores e os mais especializados como assaltantes de bancos (lotéricas e correios). Estes últimos obrigaram os bancos a encerrarem as transações em dinheiro. Apenas serviços burocráticos são executados na cidade. Por isso não teve mais ocorrências desse tipo.

A situação começou a ficar insuportável a partir do ano passado, quando as ações dos criminosos se intensificaram. São registrados todos os dias, em todos os horários, assaltantes em motocicletas (de carro também) fazendo uma ‘limpa’ nos cidadãos de bem do município. A constatação é feita nas redes sociais onde algumas pessoas da sociedade criaram grupos para trocarem informações do cotidiano, mas agora o principal assunto são os crimes que acontecem diariamente.

Nos grupos de WhatsApp e Facebook, as pessoas registram a todo momento roubos de celulares (principalmente), assaltos aos comerciantes e arrombamentos de residências e comércios. Infelizmente a bandidagem tomou de conta da cidade. As pessoas não podem mais sentar nas calçadas para conversarem com medo de serem assaltadas. As pizzarias, churrascarias e bares estão perdendo a clientela por causa da insegurança que impera hoje na cidade.

É sabido que a violência está disseminada em todo o País. Mas em Demerval Lobão, especialmente, extrapola todos os limites. Isso se deve ao efetivo policial que existe no município. O blog apurou que pra fazer a segurança na cidade, existem atualmente apenas dois policiais militares e uma viatura em péssimo estado de conservação.

Esse diminuto efetivo ainda tem que fazer rondas ostensivas (papel da Polícia Militar) nas cidades de Lagoa do Piauí e Curralinhos.

Eis aí o fator preponderante e facilitador para a escalada da violência desenfreada no município e nas cidades circunvizinhas. Os bandidos sabem dessa deficiência e aproveitam provocando terror na população. Além dos malfeitores nativos da cidade, os delinquentes de Teresina estão agindo constantemente em Demerval Lobão.

Como é possível promover segurança pública com um efetivo desses? A resposta é patente!

Antes dessa situação deplorável em que se encontra a população, autoridades políticas do município já fizeram diversos requerimentos e reuniões com o secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu, cobrando aumento do efetivo policial e mais viaturas, mas até agora nada. Nenhuma providência tomada. Enquanto isso a população está amedrontada, desamparada e “entregue” a bandidagem.

  • Foto: Divulgação/SSP-PIFabio AbreuFabio Abreu

Nos meios políticos do município especula-se que o secretário Fábio Abreu não melhora a estrutura policial porque não tem o apoio do prefeito Júnior Carvalho para sua reeleição a deputado federal. O blog não acredita que esse seja o motivo. Mas se for, é de um absurdo repugnante.

No último sábado (10), ao meio dia, dois bandidos invadiram o restaurante Chico Caipira e levaram celulares, joias e dinheiro dos clientes. Um dos bandidos atirou e acertou a perna de duas pessoas. Após o disparo empreenderam fuga. Até o presente momento a polícia não conseguiu prendê-los. As vítimas passam bem.

Esses dois vagabundos passaram o dia realizando assaltos em vários pontos da cidade.

O blogconversou com Francisco Sousa Santos, proprietário do estabelecimento. Ele disse que para não perder os clientes e sua única fonte de renda, vai ter que colocar seguranças no restaurante. Infelizmente pra poder sobrevir o cidadão que paga seus impostos em dia tem que arcar com os custos da segurança particular em seu estabelecimento. Isso é absurdo! Vergonhoso e lastimável!

O blog cobra do secretário de Segurança, e candidato a deputado federal, Fábio Abreu, mais atenção ao município de Demerval Lobão. Que seja elaborado um plano de segurança para o município e também para as cidades adjacentes. Será que vai ser preciso acontecer uma tragédia para que providencias sejam tomadas?  Será que um cidadão de bem vai ter que morrer para as autoridades tomarem providências? O blog reza e torce para que isso não aconteça. Mas uma medida urgente se faz necessária.

Com a palavra o secretário Fábio Abreu.

Facebook
Veja também