Viagora
Genevaldo Silva

Genevaldo Silva

Opinião & Política

PF diz que Glenn conversou com Molição sobre mensagens roubadas

A Polícia Federal conseguiu comprovar a participação do editor do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, com os hackers que invadiram o aplicativo Telegram do Ministro Sérgio Moro e de outras autoridades da república. As informações são da revista Crusoé.  

De acordo com a reportagem, Glenn não apenas conversou com integrantes do grupo preso pelo roubo das mensagens do Telegram, como também tratou com eles sobre as estratégias para divulgar o material roubado.

  • Foto: DivulgaçãoGlenn GreenwaldGlenn Greenwald

O diálogo ocorreu no dia 7 de junho desse ano, há 3 dias após o surgimento da notícia de uma tentativa de invasão do celular de Moro e dois dias antes da publicação das primeiras reportagens do Intercept com base nas mensagens roubadas.  

A revista teve acesso à transcrição de um trecho da conversa, encontrada no macbook de Walter Delgatti Neto (Vermelho) preso na operação Spoofing. Molição, detido na semana passada, é apontado pela PF como parceiro de Vermelho.

Veja abaixo trechos da conversa entre Molição e Glenn:

Glenn Greenwald – Tudo bom?

Molição – Então é, ...A gente...Eu estava discutindo com o grupo...Eu queria falar com você um assunto.

Glenn Greenwald – Hã...

Molição – É...Como tá agora tá saindo muita notícia sobre isso, a gente chego...Nós...

Glenn Greenwald – sim...

Molição – Igual ao que aconteceu com Danilo Gentili, e...MBL, o Holiday...Agente pegou outubro do ano passado. Eles estão começando a falar agora...

A revista destaca ainda o posicionamento do procurador da república que acompanha o caso, Wellington Divino Marques de Oliveira, que afirmou “a ação criminosa não foi obra de um indivíduo” e que o diálogo “acaba por desmontar a tese apresentada por Walter Neto (Vermelho) nos depoimentos já prestados à autoridade policial, quando alegava que teria agido sozinho”.

Facebook
Veja também