Viagora
Genevaldo Silva

Genevaldo Silva

Opinião & Política

Sindicalista denuncia prefeito Marquinhos ao Tribunal de Contas

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município da Rede Municipal de Ensino de Canto do Buriti, Joara Valente de Amorim, encaminhou denúncia para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) contra o prefeito Marcos Nunes Chaves, conhecido por Marquinhos, por atraso nos salários dos servidores. A denúncia foi protocolada no dia 29 de março deste ano.

Joara Valente relata que a péssima administração do prefeito vem causando problemas aos servidores da educação municipal. Ela destaca “que os servidores não vêm recebendo sua remuneração em obediência ao piso salarial do magistério, fixado pelo MEC. O gestor municipal, além de não pagar o valor fixado nacionalmente, nos anos de 2017, 2018 e 2019, também se omitiu no pagamento do Abono Férias dos profissionais do magistério referente aos anos 2017e 2018.”

Na denúncia a sindicalista aponta que o gestor tenta justificar o descumprimento da Lei, dizendo que o município não tem como arcar com suas obrigações por não dispor de receita suficiente.

Joara ainda narra uma suposta prática de nepotismo adotada pelo prefeito Marquinhos no município. Ela cita os parentes do prefeito em órgãos da municipalidade. Tais como: Secretária de Saúde - esposa do Prefeito; Secretária de Finanças - irmã do Prefeito; Secretária de Ação Social - prima do Prefeito e mãe do Vice Prefeito; Secretária de Administração - prima do Prefeito; Outros parentes encontram-se ocupando cargos em comissão na Administração Municipal.

A sindicalista solicita ao TCE a adoção de medida contra o município para que corrija as ilegalidades que vem ocorrendo na gestão da prefeitura de Canto do Buriti.

O processo ainda não teve desfecho e tem como relatora a conselheira Waltãnia Alvarenga.

Outro lado

O prefeito não foi localizado para comentar sobre a denúncia. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também