Coluna do Viagora

Coluna do Viagora

Contato: (86) 3232-4940 - E-mail: redacao@viagora.com.br

Wellington Dias vai prorrogar isolamento e reabrir alguns setores

06/06/2020 21h04 - atualizado

Na noite deste sábado (6), o governador Wellington Dias anunciou a prorrogação do decreto de isolamento social e a reabertura de alguns setores produtivos no Piauí.

Segundo o governador, em reunião com o Comitê de Organização Emergencial Ampliado, que reúne órgãos e autoridades estaduais e municipais e representantes da sociedade civil, foi decidido pela manutenção das regras de isolamento social até o dia 22 de junho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

Ainda de acordo com o governador, seguindo a orientação dos especialistas do  Comitê, será autorizado a flexibilização do isolamento social para os setores de serviços médicos, psicológicos, fisioterapia, terapia ocupacional e as atividades econômicas de baixo impacto epidemiológico (Construção civil, automotivo).

“Isto só é possível graças a uma tendência de redução da proporção do número de infectados e a um aumento do número de leitos de UTI, a partir da chegada de mais respiradores para o Piauí. Mas toda a retomada, quando autorizada, deve ser gradual e segmentada”, explicou Wellington Dias.

Na reunião, também foi aprovado o Pro Piaui – Pacto de Retomada Organizada, destacando que devem ser adotados protocolos para cada ramo de atividade econômica e cada empresa que for autorizada a abrir deve apresentar seu plano de controle sanitário.

“Todas as nossas decisões são bastante avaliadas e precisamos agir com cautela. Nossas atitudes evitaram um colapso no sistema de saúde e precisamos ter todo o cuidado nessa nova etapa. Como já disse a vocês: já andamos juntos até aqui e vamos seguir em frente. Se puder, fique em casa”, disse o governador.

Na próxima segunda-feira (8), o governador vai editar novos decretos e redefinir parâmetros de funcionamentos para os primeiros setores que irão reabrir.

Com informações de Dani Sá

Mais na Web