Viagora

Eleições 2022: TCU entrega lista de inelegíveis ao Tribunal Superior Eleitoral

De acordo com o presidente do TCU, Bruno Dantas, 6.804 nomes foram entregues ao ministro Edson Fachin.

Nessa quarta-feira (10), o ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), entregou lista com mais de seis mil nomes de gestores de recursos públicos que nos últimos anos tiveram contas irregulares em definitivo pelo Tribunal ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. O relatório consta os nomes de 203 piauienses.

De acordo com o TCU, 6.804 nomes foram entregues à Fachin, sendo 2.718 da região Nordeste, 1.573 na região Sudeste, 1.181 do Norte, 709 da região Centro-Oeste e 6010 do Sul. O Tribunal ainda informou que 13 nomes que constam na lista se encontram foram do Brasil.

Conforme informações do Tribunal, a relação completa com o nome dos condenados foi entregue ao TSE em formato digital e poderá ser conferida em uma página criada pela Corte de contas até 31 de dezembro.

Segundo o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a divulgação dos nomes de gestores inelegíveis faz parte da transparência do TCU. “São fatos que robustecem o nosso processo de registro de candidaturas, a fiscalização das inelegibilidades e a importância do agir ético por parte daqueles que almejam governar”, explicou Fachin.

O TCU informa sobre a existência da Lei da Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade de gestores públicos que possuam contas rejeitadas.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também