Viagora

IFPI diz que bloqueio de verbas compromete assistência estudantil

Na última terça-feira (30), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou um corte de 30% nas verbas de instituições federais de ensino administradas pelo Governo Federal.

Na última terça-feira (30), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou um corte de 30% nas verbas de instituições federais de ensino administradas pelo Governo Federal, como as universidades e institutos federais.

O corte nas verbas gerou reações no meio político, com o partido Rede Sustentabilidade e o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) entrando com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a decisão, e no meio jurídico, com a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizando ação civil pública na Justiça Federal em Brasília contra as medidas anunciadas pelo MEC.

  • Foto: Ministério da EducaçãoAbraham Weintraub, ministro da Educação.Abraham Weintraub, ministro da Educação.

O ministro Abraham Weintraub também foi convocado a participar de audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal na próxima terça-feira (07) para prestar explicações sobre as ações da pasta.

Instituições de todo o Brasil chegaram a se posicionar sobre os cortes, com algumas alegando que, caso os cortes sejam concretizados, as atividades educacionais e manutenção estrutural das instituições podem ser prejudicadas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) divulgou uma nota à imprensa onde relata que os cortes anunciados pelo MEC para a instituição prejudicam as ações de custeio de despesas e políticas de Assistência Estudantil.

  • Foto: Street ViewIFPI em TeresinaCampus Central do IFPI em Teresina.

“O decreto gerou, para o IFPI, um bloqueio imediato de mais de R$ 18 milhões, que representa cerca de 30% do que estava previsto como orçamento anual de custeio para a instituição, que era de R$ 63.739.605,00. O valor bloqueado é maior do que o planejado para ser investido no ano de 2019 com toda a Política de Assistência Estudantil no IFPI. A manutenção do bloqueio destes valores comprometerá substancialmente a manutenção de vários serviços prestados pelo IFPI à sua comunidade acadêmica e, consequentemente, à sociedade piauiense”, relatou a reitoria do instituto em nota.

A nota ainda cita que haverá uma reunião com o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) na próxima terça-feira (07) com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Ariosto Antunes Culau, para discutir o assunto. Também está prevista, para o dia 10 de maio, uma reunião entre a Diretoria do CONIF e o ministro Abraham Weintraub.

Facebook
Veja também