Brasil criou mais de 328 mil empregos com carteira assinada em fevereiro
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, esse foi o melhor resultado para o mês da série iniciada em 2010.
Nesta terça-feira (29), o Ministério do Trabalho e Previdência apresentou que o Brasil fechou o mês de fevereiro de 2022 com a criação de 328.507 empregos formais, segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Conforme o Ministério, o saldo de fevereiro foi resultado de 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de desligamentos e ainda foi o melhor resultado para o mês da série iniciada em 2010, perdendo apenas para 2021, quando o saldo foi de 397.915 postos.
Segundo o secretário executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, esta foi a primeira vez que o total mensal de admissões superou 2 milhões de vagas, considerando a série com declarações feitas dentro do prazo. O secretário também destacou que o resultado não pode ser considerado estrutural e que a tendência é de redução nas contratações.
“O que vemos aqui em fevereiro de 2022 do ponto de vista das admissões é algo importante a ser notado. Pela primeira vez estamos acima de 2 milhões de contratações. É claro que não é possível se afirmar que é algo estrutural e que permanecerá nesse patamar”, disse. “Temos já registrado que é natural que se espere alguma desaceleração com relação ao nível de contratação do ano passado. É um processo natural, as empresas não continuarão contratando naquele ritmo do ano passado para sempre”, disse.
De acordo com o balanço, os números também mostram quem no mês de fevereiro, os cinco grupamentos de atividade econômica apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com geração de 215.421 novos postos com carteira assinada, distribuídos principalmente nas atividades de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.
Ainda segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a indústria geral fechou o mês com 43 mil novos postos, concentrados especialmente na indústria de transformação, que gerou 38.575 postos. A construção fechou o mês com 39.453 novos empregos. Na sequência vêm a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura que gerou 17.415 postos; e o comércio, com 13.219 postos.
Com o resultado de fevereiro, os dados apontaram que o estoque de empregos formais ativos ficou em 41.157.217 vínculos, uma variação positiva de 0,8% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado de 2022, foi saldo registrado é de 478.862 empregos com carteira assinada, decorrente de 3.818.888 admissões e de 3.340.026 desligamentos, conforme o órgão.
Com informações da Agência Brasil.
-
Mega-Sena acumula e sorteia R$ 100 milhões neste sábado
O sorteio será realizado às 20 horas, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê. -
Trabalhadores nascidos em setembro já podem sacar até R$ 1 mil no FGTS
Segundo a Caixa, aproximadamente 42 milhões de trabalhadores serem beneficiados pela liberação dos recursos que possui cronograma baseado no mês de nascimento. -
Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022 termina hoje
Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento por meio de Pix e cartão de crédito. -
-
Caixa Econômica paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 8
O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas. -
Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 7 nesta quinta
Nesta quinta-feira (26), a Caixa Econômica Federal paga parcela de maio aos beneficiados do Auxílio Brasil com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir