Viagora

700 PMs farão segurança nos locais de prova do Enem no Piauí

Os PMs já estão nos centros de aplicação desde as 6h de hoje.

Atos de vandalismo e quebra da ordem. Nada disso deve passar despercebido durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí. Desde as 6 horas deste sábado (3), 700 policiais militares estão a postos nos locais de aplicação das provas em todo o Estado, reforçando a segurança externa desses centros.

Além de Teresina, o Exame será aplicado em outras 31 cidades piauienses. A operação só termina na manhã da próxima segunda-feira (5), quando os Correios irão recolher os malotes de provas no interior e trazê-los à capital.

"Cada local de aplicação terá de um a três policiais, dependendo da quantidade de candidatos. Nos centros maiores, como a Uespi, a Ufpi, o Ifpi e faculdades particulares como a Novafapi e o Ceut, a atenção será redobrada. Estaremos atentos a atos da vandalismo e qualquer ocorrência de natureza de quebra de ordem, alunos alterados, alunos que o fiscal peça para se retirar das salas", disse o coronel George Félix, comandante da operação.

As provas terão início às 12 horas (horário local) e devem terminar às 16h30, hoje, e às 17h30, amanhã. Contudo, o trabalho dos PMs vai se estender até a noite. "Só encerrarão à meia-noite, porque os alunos sabatistas [que guardam o sábado] farão as provas das 18 horas às 23h30", ressaltou o coronel.

Ontem, os malotes de provas foram transportados pelos Correios, com escola da PM, até as cidades do interior. O município de Corrente foi o último a receber as provas, por volta das 17 horas. Em cada uma dessas cidades, os malotes ficaram recolhidos em agências dos Correios e, na manhã de hoje, foram distribuídos nos locais de prova. De acordo com o coronel George, são cerca de 150 em todo o Estado.

O oficial da PM disse ainda que, no ano passado, não houve nenhuma ocorrência grave. "A única foi aquela do ventilador que caiu sobre uma candidata", lembrou.

Facebook
Veja também