Viagora

“A gente precisa desenvolver cursos nos bairros”, diz Elzuila Calisto

Segundo a vereadora, a pandemia fez com que muitas pessoas ficassem desempregadas, e ressalta a importância da implantação de cursos profissionalizantes nos bairros de Teresina.

Em entrevista ao Viagora, a vereadora de Teresina Elzuila Calisto (PT), fez declarações sobre a gestão do prefeito Dr. Pessoa, a importância da implantação de cursos profissionalizantes nos bairros, e falou do espaço da mulher na política, dentre outros assuntos. 

Na semana passada, a parlamentar, eleita para o primeiro mandato, fez a entrega do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 para o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, para que fosse adaptado para a vacinação na capital. Segundo a vereadora, a iniciativa se deu devido à preocupação com a falta de insumos.

“A gente está numa mudança de governo, e hoje nossas atenções estão muito voltadas pra cargos, quem vai assumir, sendo que a gente tem o Covid, a gente tem essa questão da vacina que tá chegando. Eu sei que na prefeitura já existe um plano de vacinação, porque não é a primeira vacina que eles vão dar, mas de certa forma a gente se preocupa de não ouvir falar. Então, eu me preocupei em saber como era que tava a questão dos insumos. Eu me coloquei a disposição lá com o doutor Gilberto. No primeiro momento eu liguei para ele, ele disse que estava esperando o plano de Governo, fui na Sesapi, peguei e entreguei pra ele. Mas ele me deixou tranquila, dizendo que a prefeitura conseguiu fazer esse plano, que a equipe tá esperando, e que os insumos também estão tranquilos”, disse a vereadora.

  • Foto: Luís marcos/ViagoraVereadora Elzuila calistoVereadora Elzuila Calisto

Questionada sobre a administração do prefeito Dr. Pessoa, Elzuila afirmou que acredita na gestão do novo prefeito, e destaca que as pessoas mais humildes serão vistas com mais cuidado.

“Eu acredito muito na administração do Dr. Pessoa. Realmente é tudo muito novo, a gente tem que dá um pouco de tempo para realmente as coisas começarem a rodar. Eu acredito que ele vai fazer uma mudança realmente na área da Saúde, até porque é a área dele. Eu acredito também que ele vai ter um olhar diferente para as pessoas mais humildes, que realmente precisam”, afirma a vereadora.

Segundo Elzuila, a pandemia fez com que muitas pessoas ficassem desempregadas, e ressalta a importância da implantação de cursos profissionalizantes nos bairros da capital para que as pessoas possam conseguir exercer alguma atividades para tirar o sustento da família.

“A gente precisa trabalhar cursos com as pessoas, as pessoas precisam saber empreender, principalmente depois desse Covid. A gente volta muito para o Covid, que foi um período em que todo mundo ficou dentro de casa, muita gente desempregada, e hoje o mercado ele não tem como atender a quantidade de pessoas desempregadas. Então a gente precisa desenvolver nos bairros cursos para que as pessoas possam aprender, seja cozinhar, cortar cabelo, seja uma oficina de moto. As pessoas dentro da sua própria casa ter como se sustentar”, comenta.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraVereadora Elzuila calistoVereadora Elzuila Calisto

Atualmente, a Câmara Municipal de Teresina possui cinco mulheres como parlamentares. A vereadora Elzuila acredita que com o tempo a participação das mulheres na política irá aumentar.

“A gente aumentou mais uma, na gestão passada eram quatro, agora somos cinco, e eu acredito que isso é questão de tempo mesmo. Se a gente se juntar e fizer um trabalho bem bacana, as pessoas começam a acreditar mais na questão da mulher na política, porque hoje ainda é um pouco travado essa questão, por vários motivos, apesar de que o maior eleitorado é mulher”, finaliza a vereadora.

Facebook
Veja também