Viagora

“A pele é 1ª defesa do organismo contra vírus”, diz médica

De acordo com a médica, a contaminação da doença é feita a partir do contato do vírus com a mucosa, e pode acorrer ao levar às mãos a boca ou ao nariz.

Desde o início da pandemia da Covid-19, uma das principais recomendações dos órgãos de Saúde são as medidas de higiene com as mãos. Apesar de manter as mãos higienizadas, não é pela pele que uma pessoa pode ser contaminada.

De acordo com a médica do Departamento Científico de Imunodeficiências da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Carolina Sanchez Aranda, a contaminação da doença é feita a partir do contato do vírus com a mucosa, que poder se dar ao levar às mãos a boca ou ao nariz.

“É muito difícil qualquer vírus entrar pela pele. Essa é a primeira linha de defesa do organismo contra qualquer patógeno", explica a médica.  

Segundo o infectologista do Hospital Universitário da USP, Gerson Salvador, a pele humana é um sistema que consegue liberar antibióticos naturais para combater um possível invasor do corpo, porém a mucosa é mais vulnerável à ação de vírus e bactérias. O médico explica que espirrar, tossir ou falar são maneiras de espalhar o vírus pelo ambiente.

“Uma grande porta de entrada são as mãos. Quando a pessoa entra em contato com objetos contaminados, é necessário fazer a higienização”, afirma o infectologista.

Com informações do R7

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Facebook
Veja também