Viagora

Abstenção de eleitores no 2º turno foi maior que o esperado, diz TSE

De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.

Durante o último domingo (29) ocorreu o segundo turno das eleições municipais de 2020, para decidir os prefeitos de 57 cidades em todo o Brasil. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse que o número de abstenções nessa etapa do processo eleitoral foi maior que o desejável pela Justiça Eleitoral.

Segundo Barroso apontou durante a apresentação do balanço das eleições, a pandemia da Covid-19 foi responsável por que parte do eleitorado não comparecesse às urnas, por medo de se infectar com o novo coronavírus.

“É um número maior do que nós desejaríamos, mas é preciso ter em conta que nós realizamos eleições em meio à uma pandemia, que já consumiu 170 mil vidas, e que muitas pessoas, com o compreensível temor de comparecem às urnas, deixaram de votar. Muitas por estarem com a doença, muitos por estarem com sintomas e muitas por estarem com medo”, afirmou. 

De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.

Ataque hacker

O presidente do TSE também comentou a questão de ataque de hackers ao sistema do TSE, como ocorreu no primeiro turno. De acordo com Barroso, não foram registrados nenhum ataques bem-sucedidos durante o segundo tuno.

Luís Roberto aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho da Polícia Federal, que conseguiu prender no último sábado (28) um suspeito de envolvimento no ataque aos sistemas do TSE durante o primeiro turno.

"Há os que fazem esses ataques para procurar atacar a democracia e o sistema eleitoral, e procurarem tornar as instituições vulneráveis. Todos eles são criminosos, merecem o repúdio das pessoas de bem e merecem a ação da Justiça", disse.

Facebook
Veja também