Viagora

Advogado critica nota da OAB contra vereadora íris Moreira

Francivando Rosa disse que a OAB-PI emitiu nota baseada apenas na palavra do advogado Haroldo Vasconcelos, que é presidente de uma associação representativa de classe.

O advogado Francivando Rosa publicou um texto em sua rede social na última quinta-feira, 14 de junho, criticando a nota de repúdio da OAB-PI contra a vereadora Íris Moreira (Progressistas), da cidade de Valença do Piauí. Ele se solidarizou com a parlamentar e disse que a nota não lhe representa enquanto advogado.

  • Foto: Reprodução/FacebookAdvogado Francisco Rosa e a vereadora Íris Moreira.Advogado Francisco Rosa e a vereadora Íris Moreira.

“Causa espécie que a OAB, respeitável instituição, pratique um ato que a meu ver atenta contra o espírito democrático, sem praticar o que nós advogados tanto perseguimos e respeitamos na nossa luta diária, que é o princípio do contraditório”, escreveu o advogado.

Francivando Rosa disse que a OAB-PI “emitiu uma nota apócrifa, sem assinatura de ninguém, baseada simplesmente na palavra do advogado Haroldo Vasconcelos, que é presidente de uma associação representativa de classe”.

  • Foto: Gabriel Soares / ViagoraAdvogado Haroldo VasconcelosAdvogado Haroldo Vasconcelos

Ele diz, ainda, que “a Ordem não pode deixar de zelar pelos princípios constitucionais tão caros à nossa sociedade, erguidos sobre intensa luta, para atender interesses de A ou B”.

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, a vereadora Íris Moreira desrespeitou as prerrogativas profissionais do advogado Haroldo Vasconcelos em pronunciamento na Câmara Municipal de Valença, no dia 08 de junho. A nota de repúdio diz que a parlamentar dirigiu “ofensas e injúrias de forma irresponsável, grave e totalmente gratuita ao advogado”.

Já o Francisco Rosa diz que Íris apenas cumpriu as atribuições do cargo que ocupa. “O vereador tem a imunidade material quanto às suas opiniões e pronunciamentos por força do art.29, inciso VIII, da nossa Constituição Federal, e tal garantia é inerente ao desempenho da função parlamentar”, argumentou.

Por fim, o advogado diz que sabe da retidão do caráter da vereadora e que ela “vem fazendo um papel da mais grande valia no legislativo da cidade de Valença”.

Em entrevista ao Viagora nesta semana, Haroldo Vasconcelos lamentou a situação e disse que a Íris Moreira irá responder pelos atos. “Eu tenho pena dela. Ela é infelizmente uma vereadora que não conhece a lei da OAB, das prerrogativas do advogado. Eu tenho pena. É uma pobre coitada que não conhece as prerrogativas. [...] Quando ela ataca um advogado no seu trabalho, ela está ferindo a advocacia”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Valença do Piauí

Piauí

Facebook
Veja também