Viagora

Alepi homenageia médica Marina Bucar por contribuição contra Covid-19

O deputado Dr. Francisco destacou que o pedido para homenagear a médica foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e que a Alepi se orgulha do trabalho desenvolvido por Marina Bucar.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) homenageou a médica piauiense, natural da cidade de Floriano, Marina Bucar, com voto de louvor na última sexta-feira (05) por contribuição científica no combate à pandemia da Covid-19.

O deputado Dr. Francisco Costa (PT), por meio das redes sociais, destacou que a medida para homenagear a médica foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares e que a Alepi se orgulha do trabalho desenvolvido por Marina Bucar.

“O trabalho desenvolvido pela Dra. Marina Bucar, médica piauiense, de Floriano, nos orgulha e agora é aplaudido pela Assembleia Legislativa do Piauí com voto de louvor. Por unanimidade, os deputados aprovaram a nossa proposição de reconhecer a experiência e os conhecimentos científicos da médica no tratamento de pacientes com Covid-19 na Espanha, uma referência que contribui também para o enfrentamento da doença no Brasil”, escreveu o deputado.

Ao ser homenageada, a médica Marina Bucar disse que o trabalho teve o objetivo de evitar que os piauienses enfrentassem as dificuldades que médicos e pacientes de Madrid passaram no entendimento da doença.  

“Tudo que eu fiz foi de maneira espontânea, voluntária e com a única intenção de evitar que colegas e o povo brasileiro passassem pelo que passamos em Madrid até conseguir aprender o suficiente para tratar de maneira adequada essa doença. Entretanto, mesmo sem ter sido o objetivo, quando soube do reconhecimento unânime dos deputados presentes da Assembléia Legislativa do Piauí, meu Estado, fiquei muito emocionada e agradecida”, disse a médica.

A médica é uma das responsáveis pela implantação do protocolo para o tratamento de pacientes com a Covid-19 no Hospital Regional de Floriano com o uso de medicamentos como a hidroxicloroquina.

Marina Bucar é médica formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), doutora em Medicina, coordenadora do Núcleo de Iniciação Científica da Faculdade de Floriano (FAESF) e médica internista no Hospital Universitário Puerta del Sur, em Madrid e professora da Faculldade de Medicina San Pablo-CEU.

Facebook
Veja também