Viagora

Alepi homenageia os 30 anos da Constituição Estadual

O governador Wellington Dias (PT) também recebeu a placa comemorativa pelos 30 anos da Constituição Estadual. A sessão foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos 30 anos de promulgação da Constituição Estadual. Os deputados constituintes foram homenageados com placas comemorativas à data.

O deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) falou em nome dos atuais deputados. Coube ao ex-deputado estadual pelo MDB, Kléber Eulálio, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, fazer o discurso em nome dos homenageados. Os familiares dos constituintes já falecidos receberam - in memoriam - as homenagens.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sessão Solene aconteceu na manhã desta quarta-feira (23).Sessão Solene aconteceu na manhã desta quarta-feira (23).

O governador Wellington Dias (PT) também recebeu a placa comemorativa pelos 30 anos da Constituição Estadual. A sessão foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB).

O governador lembrou alguns dos momentos dos debates que antecederam a promulgação da Constituição Estadual. À época, Dias ocupava o cargo de presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) e, mais tarde, de presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, quando participou das discussões da Constituição Estadual na Alepi.

“O Brasil se separa em antes e depois da Constituição de 1988 porque, a exemplo do que aconteceu no país, também nos estados  a Constituição representou mais do que um livro. Ela foi um pacto de classes no Brasil, com participação de socialistas, liberais, nacionalistas, militares onde foi costurado um entendimento para uma carta que tem os direitos individuais e coletivos, as garantias propriedades, de liberdade, a soberania e o marco com os alicerces para o desenvolvimento que tem o compromisso com o social, ambiental. Então essa Constituição foi o elo para a federação brasileira”,  lembrou Wellington Dias. “No Piauí, como presidente do Sindicato dos Bancários, participei nesta Casa das discussões sobre a o problema grave que era o processo de liquidação do Banco do Estado do Piauí e vi como os nosso parlamentares discutiam a construção da nossa Carta”, acrescentou.

Relação dos deputados constituintes homenageados:

Kléber Eulálio – Severo Eulálio

Aldemar Pereira da Silva- Dr. Hélio Oliveira

Robert Freitas – Coronel Carlos Augusto

Antonio Rufino  – Francisco Costa

Xavier Neto – Maria da Conceição (Concita) -  Fábio Xavier

Barros Araújo – Flávio Nogueira Jr.

Marcelo Castro – Zé Santana

Humberto Reis - Evaldo Gomes

Luiz Gonzaga Paes Landim – Oliveira Neto

Waldemar Macedo – Teresa Britto

Adolfo Nunes – Nerinho

Antonio José Moraes Souza – Janaína Marques

Fernando Monteiro – Franzé Silva

Francílio Almeida – Francisco Limma

Francisco Figueiredo - Fábio Novo

Francisco de Paula Gonçalves Costa – Júlio Arcoverde

Tomaz Teixeira – Themístocles Filho

Juraci Leite – Marden Menezes

Gerson Mourão – Themístocles Filho

Guilherme Melo – Teresa Britto

João Silva Neto – Themístocles Filho

José Reis Pereira – Lucy Soares

Juarez Tapety – Mauro Tapety -  Wilson Brandão

Luciano Nunes – Gessivaldo Isaías

Maurício Melo – Janaina Marques 

Newton Macedo – João Mádison

Sabino Paulo – Firmino Paulo 

Sebastião Leal – Janaina Marques 

Warton Santos – Pablo Santos

Wilson Brandão – Lourdes Brandão – Wilson Brandão

Aquiles Nogueira – Flora Izabel

Homero Castelo Branco – Flora Izabel

Marcelo Coelho – Hélio Isaías

Themístocles Sampaio – Themístocles Filho – Lucy Soares

Abraão Gomes – Georgiano Neto – Themístocles Filho 

Facebook
Veja também