Viagora

Aluna atendida pelo AEE é aprovada no curso de Pedagogia

Com o sonho de ser professora, Sabrina agora faz parte do número de pessoas com síndrome de Down que estão ou já estiveram em uma instituição de Ensino Superior.

A estudante Sabrina Araújo Mourão, que possui síndrome de Down, foi aprovada no curso de Pedagogia no Centro Universitário Inta (Uninta). Sabrina frequentava o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso no município de Castelo do Piauí.

Com o sonho de ser professora, Sabrina agora faz parte do número de pessoas com síndrome de Down que estão ou já estiveram em uma instituição de Ensino Superior (IES). A mãe de Sabrina, Malitizim de Araújo, relata que o regime de tempo integral foi importante para o desenvolvimento da filha.

 "A escola auxiliou a Sabrina em todas as etapas de estudo e os professores sempre ajudaram com reforço. Não temos o que reclamar, pois ela era participativa, gostava de cantar, desfile e demais das atividades da escola", disse Malitizim.

O Ceti Cônego Cardoso possui seta alunos com as características de Microcefalia, Síndrome de Down, Surdos e Mudos e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), atendidos pela sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola.

A diretora da escola, Socorro Soares, explica que a rotina escolar compartilhada entre os alunos que necessitavam de atenção especial e ensino regular facilita o desenvolvimento dos estudantes.

"Uma das vantagens da escola é justamente oferecer aos alunos com necessidade um bem-estar com rotina compartilhada junto com outras turmas. Eles têm uma rotina na sala regular e os horários na sala de AEE acompanhados pelas professoras, então eles se adaptaram bem ao tempo integral e gostam das atividades trabalhadas com o auxílio dos colegas de turma durante o convívio diário", explica a diretora.

  • Foto: Divulgação/SeducSabrina Araújo Mourão, aprovada em PedagogiaSabrina Araújo Mourão, aprovada em Pedagogia

Em 2019, a Secretaria de Estado da Educação buscou ampliar o atendimento em escola com salas de recursos multifuncionais alcançando 1.188 alunos, enturmados em 139 escolas. A diretora do Ceti Socorro acrescenta que o ensino integral foi um dos diferenciais para a conquista dos estudantes atendidos pelo AEE.

"Este ano Sabrina e outra estudante concluíram o ensino médio e ela sempre foi independente nas suas atividades de aprendizagem, mesmo com as dificuldades ela realizava os exercícios fora das salas do AEE", disse.

A diretora adianta que sua ex-aluna não vai parar tão cedo. "A Sabrina sempre mostrou esse sonho por ser professora e participava de todas as atividades e ela já disse que depois pretende

se especializar na área de psicopedagogia e cabe a escola alimentar este sonho e mostrar que eles são capazes", comemora.  

Facebook
Veja também