Viagora

Alunos da rede estadual participam de seleção para campeonato nacional de xadrez

Atualmente, cem escolas da rede estadual desenvolvem o programa com seus alunos.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPrograma Xadrez na Escola (Imagem:Divulgação)Programa Xadrez na Escola
Após intensificar o treinamento dos alunos que participam do Programa Xadrez na Escola, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizará no próximo sábado (11), em Teresina, a seletiva de estudantes para disputarem o campeonato nacional de xadrez. Um total de 22 alunos da rede pública estadual participará das avaliações, os quais concorrem com estudantes da rede pública municipal, bem como da rede particular de ensino. O campeonato nacional será realizado nas cidades de Poço de Caldas (MG) e Cuiabá (MT).

De acordo com Felinto Ribeiro, supervisor do programa Xadrez na Escola no Piauí, a possibilidade de participação dos estudantes no campeonato nacional se deve ao incentivo do Governo do Estado quando do fornecimento de material e capacitação dos instrutores que ministram as aulas de xadrez. Atualmente, cem escolas públicas estaduais da capital e do interior estão habilitadas e equipadas para realizar as aulas teóricas e práticas dos jogos de xadrez.

“Apesar da implantação do programa nas escolas ser relativamente recente, os representantes do Piauí sempre se destacam, ficando, pelo menos, entre os 20 melhores das competições”, ressalta Felinto Ribeiro.

Para que a escola receba o programa Xadrez na Escola, basta que os diretores enviem uma solicitação à Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Estadual da Educação. Em seguida, a equipe técnica da Seduc realiza uma capacitação com os professores, deixando-os aptos para repassar o conhecimento do jogo aos alunos. Também são enviados para a escola todo o material utilizado nas aulas, tais como tabuleiro, material didático, livros de xadrez, entre outros acessórios.

O programa Xadrez na Escola visa proporcionar aos alunos das escolas da rede pública estadual de ensino, condições para desenvolver as habilidades cognitivas, mediante a aprendizagem do jogo de xadrez, ampliando as capacidades de memorização, raciocínio lógico-dedutivo, resolução de problemas, imaginação espacial, bem como a criatividade.
Facebook
Veja também