Viagora

Anvisa autoriza testes para outra vacina contra novo coronavírus

Segundo a Anvisa, antes de autorizar que a empresa chinesa Sinovac Biotech realize os testes no país, a agência analisou as fases anteriores de testes da vacina.

Uma outra vacina contra a Covid-19 deve ser testada no Brasil, e o procedimento já foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser realizado em nove mil pessoas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal.

Segundo a Anvisa, antes de autorizar que a empresa chinesa Sinovac Biotech realize os testes no país, a agência analisou as fases anteriores de testes da vacina. Foram realizados estudos não-clínicos em animais, e os resultados demonstraram que a vacina, feita a partir de cepas inativadas do novo coronavírus, apresenta segurança aceitável.

O estudo aprovado se refere a um ensaio clínico fase III duplo-cego controlado com placebo, e deve servir para comprovar a eficácia e segurança do medicamento e as indicações terapêuticas.

Com a provação do teste no Brasil, esta será a segunda vacina a ser testada no país. A primeira que é desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceira com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e com a participação do grupo farmacêutico Astrazenec, já está em estágio avançado de testes.

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também