Viagora

Anvisa divulga lista de produtos que podem substituir o álcool 70%

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária, em caso de utilização da água sanitária, o produto deve ser usado imediatamente após a diluição em água.

Com a pandemia provocada pela Covid-19, aumentou a procura pelo álcool 70%, recomendado para dedetizar superfícies, objetos e as mãos, e o produto ficou escasso nas prateleiras, diante disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pulicou uma lista com outros produtos que também podem ser usados.

De acordo com a Anvisa, a maioria dos produtos recomendados, como sabão, água sanitária e alvejante, levam de cinco a dez minutos para agir contra o vírus, e que após a aplicação do produto, é necessário esperar esse tempo para que faça efeito.

“Estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos”, explica a Anvisa.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraÁlcool GelAnvisa divulga lista de produtos que podem substituir o álcool 70%

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária, em caso de utilização da água sanitária, o produto deve ser usado imediatamente após a diluição em água, pois sua ação é desativada pela luz. A proporção de diluição é de um copo com de 250 ml de água sanitária para um litro de água, e um copo de 200 ml de alvejante comum para um litro de água.

A Anvisa informa que o álcool 70% pode ser substituído pelos seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0,5%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%; iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0,5%; ácido peracético 0,5%; quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%; compostos fenólicos; desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Coronavírus

Facebook
Veja também