Viagora

Anvisa estende prazo de validade de testes da Covid-19

Os que vencem em dezembro passam a ter prazo de validade até abril, os que vencem em janeiro, até maio, e assim por diante.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (09), a extensão do prazo de validade dos testes para a covid-19, do tipo RT-qPCR, que estão estocados pelo governo. Os testes foram adquiridos em abril pelo ministério em uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), em caráter emergencial.

Em uma audiência na Comissão da Câmara dos Deputados, que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento à pandemia, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Arnaldo Medeiros, disse que cerca de seis milhões de testes vencem até março de 2021.

Com a decisão da Anvisa, os produtos receberam uma ampliação da validade de quatro meses. Os testes que vencem em dezembro passam a ter prazo de validade até abril, os que vencem em janeiro, até maio, e assim por diante.

Cotonete

O RT-PCR é considerado um dos mais eficazes para diagnosticar a covid-19. A coleta é feita por meio de um swab (uma espécie de cotonete aplicado na região nasal do paciente e armazenada em um tubo). Posteriormente, o material é processado para a extração genética. Após essa extração, na última etapa, reagentes apontam se o paciente testou positivo ou não.

A resolução, autorizando a extensão do prazo de validade, foi publicada no Diário Oficial da União foi publicada na última segunda-feira (7).

Durante a audiência, a diretora da Anvisa, Cristiane Jourdan, disse que a aprovação se deu em caráter excepcional, com base em avaliação técnica.

Segundo a diretora, a Anvisa também condicionou a dilatação do prazo de validade dos testes a uma série de medidas que devem ser observadas pelo ministério.

Entre as ações estão a realização de análises mensais para avaliar a sensibilidade dos equipamentos, o envio de amostras mensais dos lotes para a Anvisa e a obrigatoriedade de elaboração de um plano de gerenciamento de riscos.

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Ministério da Saúde

Covid-19

Facebook
Veja também