Viagora

Anvisa libera importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

A vacina contra a Covid-19 é produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Nessa sexta-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Inicialmente, a licença é apenas para importação, cujo pedido foi feito em caráter excepcional pelo Instituto Butantan. Já a distribuição das doses, ainda sem registro, depende da autorização da própria Anvisa.

Testes Clínicos

A vacina da Sinovac está na terceira fase de testes clínicos e conta com 9.039 voluntários. Nessa fase de testes, metade dos participantes da pesquisa recebe vacina e a outra metade, placebo. Como a Anvisa já havia aprovado a ampliação do estudo para 13 mil voluntários, o governo paulista decidiu ampliar o número de centros de pesquisa. 

Caso a última etapa de testes comprove a eficácia da vacina, o acordo entre a Sinovac e o Butantan prevê a transferência de tecnologia para produção do imunizante no Brasil.

Eficácia

Para comprovar a eficácia da vacina, é preciso que pelo menos 61 participantes do estudo, que tomaram placebo, sejam contaminados pelo vírus. A partir dessa amostragem, é feita então uma comparação com o total dos que receberam a vacina e, eventualmente, também tiveram diagnóstico positivo da covid-19.

Se o imunizante atingir os índices necessários de eficácia e segurança, será submetido a uma avaliação da Anvisa para registro e só então a vacina estaria liberada para aplicação na população.

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Covid-19

Vacina contra Covid-19

Facebook
Veja também