Viagora

Anvisa libera vacinação em farmácias e drogarias no Brasil

A medida era permita em quatros estados e no Distrito Federal.

O serviço de vacinação está disponível em farmácias e drogarias de todo o país. A medida foi aprovada nessa terça-feira (12), pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a Agência Brasil, o serviço já era disponível em alguns estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Com a decisão, a vacinação é permitida em todo país nestes locais.

A resolução estipula algumas obrigações dos estabelecimentos de saúde que realizarão o serviço. Será necessário a inscrição no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), o calendário nacional de vacinação e disponibilizar os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes.

  • Foto: Reprodução/street viewAnvisa libera vacinação em farmácias.Anvisa libera vacinação em farmácias.

Outra obrigação das farmácias e drogarias, é a designação de um responsável técnico, além de da disposição de profissionais habilitados para aplicar vacinas, com a realização de capacitações constantes.

A instalações devem ser adequadas, seguindo os parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade.

A medida permite a emissão de Certificados Internacionais de Vacinação, além de prever a obrigatoriedade de registro das informações nos cartões de vacinação e de erros ou problemas no sistema da agência

Facebook
Veja também