Viagora

Após liberação, Campeonato Paulista será retomado neste sábado

O anúncio foi feito pouco depois do governo de São Paulo autorizar novamente a realização de jogos de futebol e demais eventos esportivos no estado.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) informou que o Campeonato Paulista será retomado neste sábado (10) e a tabela de jogos foi divulgada nesta sexta-feira (09).

O anúncio foi feito pouco depois do governo de São Paulo autorizar novamente a realização de jogos de futebol e demais eventos esportivos no estado, iniciando a partir das 20h (horário de Brasília).

A liberação é devido à decisão do poder público de não prorrogar a Fase Emergencial, a mais restritiva no combate à disseminação da Covid-19. Apesar de o estágio ser encerrado oficialmente somente neste domingo (11), o governo autorizou que a retomada das partidas já ocorresse a partir de sábado.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, em entrevista coletiva nesta sexta, informou que os jogos serão sem torcida.

A entidade e os clubes da Série A1 (primeira divisão) cogitaram acionar a Justiça para garantir o calendário, mas voltaram atrás. De lá para cá, duas partidas chegaram a ser realizadas pelo Paulistão, mas em Volta Redonda (RJ): Mirassol x Corinthians, pela quinta rodada, e São Bento x Palmeiras, pela terceira.

Um novo protocolo, mais rígido, foi apresentado pela Federação às autoridades na semana passada. O documento precisou sofrer ajustes e, somente nessa quinta-feira à noite (8), o Ministério Público se manifestou favorável às medidas sanitárias.

Em nota o MP informou que o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, encaminhou ofício ao governo paulista, dizendo que o protocolo era "um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do Decreto de 11 de março [quando foi instituída a Fase Emergencial]".

No comunicado em que anuncia a volta do Paulistão, a FPF elencou as mudanças feitas no protocolo inicial. Entre elas, estão a inserção de jogadores, membros de comissão técnica e arbitragem em uma bolha sanitária, com testes regulares de PCR a cada três dias.

Se for detectado um caso positivo, além do afastamento da pessoa do ambiente, os contatos próximos deverão ser rastreados. O número de profissionais envolvidos nos jogos será reduzido.

As delegações deverão ficar concentradas em quartos individualizados e, antes de cada partida, serão submetidas a testes de antígeno. Nos jogos noturnos, os exames serão colhidos antes da primeira refeição, pela manhã, no respectivo dormitório.

O uso de máscara será obrigatório para quem não estiver no campo. Aqueles que foram para o gramado só poderão tirar a máscara no momento do aquecimento. Os capitães devem utilizar o acessório na hora do sorteio de quem sairá jogando e da escolha dos lados.

Mais conteúdo sobre:

Covid-19

Facebook
Veja também