Viagora

Após retorno reduzido, usuários reclamam da demora de ônibus em Teresina

De acordo com a prefeitura, os terminais de integração estarão fechados, e a integração poderá ser feita em qualquer ponto das Avenidas Frei Serafim de João XXIII.

  • Luis Marcos/ Viagora Ônibus Circulando em Teresina1 / 5 Ônibus Circulando em Teresina
  • Luis Marcos/ Viagora Parada de Ônibus2 / 5 Parada de Ônibus
  • Luis Marcos/ Viagora Parada de Ônibus3 / 5 Parada de Ônibus
  • Luis Marcos/ Viagora Parada de Ônibus4 / 5 Parada de Ônibus
  • Luis Marcos/ Viagora Ônibus Circulando em Teresina5 / 5 Ônibus Circulando em Teresina

Após mais de 50 dias parado, o transporte público de Teresina voltou a circular com frota reduzida nesta quarta-feira (08), porém, os usuários reclamam da demora e alguns relatam que chegam a passar mais de 40 minutos nas paradas.

Os ônibus voltaram a circular após determinação da Justiça, sob multa de R$ 50 mil por dia caso o acordo estabelecido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) seja descumprido. Mesmo com o retorno da circulação dos ônibus, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro) mantém a greve.

O Viagora foi até o Centro da capital para acompanhar a retomada do transporte público, e foi possível constatar o baixo movimento nas paradas de ônibus. Célia Alves, moradora do bairro Mocambinho, na zona Norte da capital, relata que para chegar ao Centro da cidade teve que esperar cerca de 20 munidos e não passou nenhum coletivo.

 “Eu passei uns 20 minutos na parada lá no Mocambinho e não passou nenhum. Eu entro 9 horas [no trabalho] e até agora não passou nenhum. Eu vim em uma van, tive que pagar inteira”, comenta a usuária.

Já Josiel Machado, que esperava os coletivos na Praça da Bandeira, disse que estava desde às 7h50 para ir deixar uma encomenda na zona Sul de Teresina. “7h50 que cheguei, estou indo deixar essa mercadoria lá no Dirceu e até agora nada”, relata o vendedor.

Outro lado

Segundo a Prefeitura de Teresina, o transporte público da capital voltou a funcionar com 70% da frota, das 6h às 9h e das 17h às 19h, nos aos horários de pico, e 30% nos demais horários. Os ônibus sairão dos bairros com destino ao Centro e serão aceitos os cartões eletrônicos, a meia passagem dos estudantes e o passe livre de idosos ainda está suspenso.

O gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira, explica que apesar das dificuldades de negociação foi possível estabelecer parâmetros para o retorno da circulação dos ônibus.

“Foi acatada a decisão do TRT pelo bem da parcela da população que necessita desse serviço público para os deslocamentos que devem ser os estritamente necessários, pois ainda estamos vivendo uma pandemia”, diz o superintendente.

Ainda de acordo coma prefeitura, nessa primeira fase do retorno da circulação, os terminais de integração estarão fechados, e a integração poderá ser feita em qualquer ponto das Avenidas Frei Serafim de João XXIII.

Facebook
Veja também