Piauí

Aprovado Projeto que institui Semana da Arte Santeira no Piauí

O Projeto de Lei da Semana da Arte Santeira é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT). De acordo com o parlamentar, a ideia principal é valorizar e incentivar a produção no Piauí.
31/10/2021 10h35 - atualizado

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, em duas votações, o Projeto de Lei (PL) Nº 197/2021, que institui, no calendário oficial de eventos do Estado, a Semana de Valorização da Arte Santeira, a ser comemorada na semana que compreende o dia 2 de março. A proposta segue, agora, para apreciação do governador Wellington Dias.

O Projeto de Lei da Semana da Arte Santeira é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT). De acordo com o parlamentar, a ideia principal é valorizar e incentivar a produção, comercialização e divulgação da arte santeira no Piauí, bem como fortalecer a identidade cultural do povo piauiense

A data escolhida visa a homenagear José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, um dos mais importantes artesãos do Piauí, reconhecido no Brasil e no exterior.

Mestre Dezinho é apontado como precursor da arte santeira, atividade que envolve, atualmente, mais de 150 artesãos no Estado. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que o Estado tem potencial para exportar arte para outros países, sobretudo nações católicas, como a Itália, França, Espanha e a Polônia.

A Arte Santeira envolve a representção, em imagens feitas de madeira, de santos e santas brasileiros que representam a Igreja Católica.

Mais na Web