Viagora

Aprovado projeto que torna galinha da canela-preta como patrimônio do Piauí

O Projeto de Lei foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Piauí nessa terça-feira (10).

Nessa terça-feira (10), o plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o Projeto de Lei da deputada estadual, Elisângela Moura (PCdoB), que torna a galinha canela-preta como patrimônio histórico, cultural e genético do estado.

Nas redes sociais, a deputada comemorou a aprovação do projeto que agora segue para sanção do governador Wellington Dias (PT).

“Nosso Projeto de Lei Ordinária (PLO n°18/ 2021), que declara como Patrimônio Histórico, Cultural e Genético do Estado do Piauí a Galinha Caipira da raça “Canela-Preta”, foi apreciado e aprovado por todas as Comissões da Assembleia Legislativa e em Plenário”, disse.

Segundo a parlamentar, essa galinha é encontrada na maioria das cidades do Piauí e o município de Queimada Nova é considerado o berço da raça, pela antiguidade dos relatos sobre ela.

“O município de Queimada Nova é considerado o berço da raça, a capital da galinha caipira raça “Canela-Preta”, pela antiguidade dos relatos da prática de criação e quantitativo de aves detectados no início da prospecção, principalmente em comunidades tradicionais, tendo como referência a comunidade quilombola Tapuio e também na comunidade indígena Cariri Serra Grande e em diversas outras áreas do município”, escreveu a deputada.

Facebook
Veja também