Viagora

Audiência discute fechamento de rua do Teatro 4 de Setembro

A proposta do vereador Deolindo Moura (PT) reuniu representantes de secretarias e frequentadores para a discussão.

Na última sexta-feira (06), uma audiência pública tratou sobre o isolamento total da rua que passa em frente ao Teatro 4 de Setembro. Conhecida como “Travessa Julio Romão” a rua homenageia o escritor, poeta e jornalista piauiense Júlio Romão que pertenceu à Academia Piauiense de Letras.

A ocasião foi proposta pelo vereador Deolindo Moura (PT) e contou com a presença de representantes da Secretaria do Estado da Cultura, Fundação Monsenhor Chaves, das Secretarias de Desenvolvimento Urbano, da classe artística de Teresina e frequentadores do espaço.  Segundo Deolindo, a ação teve como objetivo discutir medidas visando à valorização do teatro e do trabalho dos artistas locais. “O Teatro desempenha um importante papel para a nossa cultura. Precisamos que as pessoas que frequentam o lugar, sejam visitantes ou artistas, tenham o acesso facilitado. A nossa homenagem ao Júlio Romão é justa e necessária, considerando a relevância do trabalho desenvolvido por ele”, destaca.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) esteve presente na audiência pública e demonstrou posicionamento favorável ao fechamento da rua. “Enquanto técnico, posso dizer que somos contrários à reabertura da rua para o trânsito de veículos porque é uma área tombada. Nós fizemos estudos que apontaram que a liberação da rua para veículos vai danificar a estrutura física do teatro, já que estamos falando de uma obra que tem 125 anos”, esclarece.

Ficou acordado entre os participantes que será enviado um requerimento à Prefeitura Municipal solicitando o início do processo de nomeação da rua e o fechamento total da via. O documento acompanha também a solicitação de fiscalizações da Strans no treco e reforço de policiamento na região do teatro.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também