Viagora

Aumenta o número de atendimento de vítimas de queda no HUT

Esse ano  já foram atendidas 4.331 pessoas vítimas de queda, revelou um relatório emitido pelo setor de estatística do Hospital de Urgência de Teresina

Esse ano  já foram atendidas 4.331 pessoas vítimas de queda, revelou um relatório emitido pelo setor de estatística do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Somente as quedas do mesmo nível foram 2.910 atendimentos.

Comparado com o mesmo período do ano passado, esses dados representam um aumento de 17% e 31%, respectivamente. De acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, dentre os tipos de quedas que o Hospital atende, quase 70% são vítimas de queda do mesmo nível e mais de 60% são idosos e crianças.

“Os idosos e as crianças necessitam de mais atenção, pois qualquer descuido pode resultar em acidentes graves com fraturas e traumatismos cranianos. Dentre as crianças as quedas mais comuns são de rede, cama, árvores ou muros. E os idosos geralmente caem em casa realizando atividades domésticas ou durante o banho”, explicou o diretor.

Somente neste ano o HUT já atendeu 1.222 idosos, acima de 60 anos, vítimas de queda. Onde só de quedas do mesmo nível foram 998 atendimentos. Com relação as crianças, de 0 a 14 anos, foram realizados 1.280 atendimentos, também vítimas de queda, sendo que 778 foram de quedas do mesmo nível e 125 de quedas de leito ou rede, entre outros tipos de quedas.

Segundo o gerente da Clínica Ortopédica do HUT, Dr. Osvaldo Mendes, é comum esses pacientes apresentarem fraturas, principalmente, os idosos. “Os idosos quando caem, geralmente, por conta da idade fraturam algum membro. Recebemos muitas fraturas de fêmur que são procedimentos de alta complexidade que necessitam de um tratamento bastante prolongado”, explicou o gerente.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também