Viagora

Barack Obama critica ataque de Romney à energia eólica nos EUA

Proposta do republicano poria 37 mil empregos em risco, diz democrata.

O presidente americano Barack Obama tentou nesta quinta-feira (9) deixar o rival republicano Mitt Romney na defensiva, ao acusar o republicano de querer eliminar os créditos dos impostos da indústria eólica e colocar em risco 37 mil postos de trabalho.

Imagem: AFPO presidente dos EUA, Barack Obama, prepara-se para discursar em Pueblo, Colorado, nesta quinta-feira (9) (Imagem:AFP)O presidente dos EUA, Barack Obama, prepara-se para discursar em Pueblo, Colorado, nesta quinta-feira (9)

No segundo dia de uma visita ao estado do Colorado, considerado indeciso, Obama abordou um tema local que potencialmente pode influenciar também os votos em Iowa, que o presidente visitará na próxima semana.

"Em um momento em que a energia nacional está criando novos empregos em estados como os do Colorado e Iowa, meu rival quer acabar com os créditos dos impostos aos produtores de energia eólica", disse Obama para 3.500 pessoas no estado das Montanhas Rochosas.

"Pensem no que isto significaria para uma comunidade como Pueblo. A indústria eólica aporta 5.000 empregos neste estado".

"Sem estes créditos, 37.000 empregos americanos, incluindo centenas de pequenos postos aqui em Pueblo, estariam em perigo", completou o presidente.

Os créditos à indústria eólica expiram no fim do ano e Obama busca prolongá-los. A campanha de Romney informou que é contrária à medida.

O conflito em torno da energia eólica é o exemplo mais recente sobre como os temas locais alcançam projeção nacional na eleição presidencial, abordados pelos candidatos estado por estado na disputa pela Casa Branca.
Mais conteúdo sobre:

Barack Obama

Facebook
Veja também