Viagora

Barragem em José de Freitas pode romper e famílias são evacuadas

Pessoas que não puderem se abrigar em local seguro, serão alojadas em um ginásio.

Foi realizada, na manhã deste domingo (08), uma vistoria técnica na barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas. Os engenheiros do IDERPI, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Órgãos do Governo do Estado, Técnicos da Prefeitura Municipal de José de Freitas constataram que a estrutura do paredão do reservatório apresenta risco iminente de rompimento.

Conforme a Prefeitura do município, o paredão da barragem apresenta três buracos, decorrentes do furto de cerca de 120 carradas de contenção da estrutura. As comportas fora abertas hoje, mas a vazão é muito pequena.

A prefeitura também ordenou a evacuação das comunidades Assaí, Simpatia, São Fernandes, Assentamento Lembrada e regiões próximas ao reservatório. As pessoas que não puderem se abrigar em local seguro, devem ser alojadas no Ginásio Poliesportivo Mestre Eva e serão acompanhados por uma equipe da Secretaria Municipal de Ação Social (SEMAC).

  • Foto: DivulgaçãoBarragem do bezerro corre risco de rompimentoBarragem do bezerro corre risco de rompimento

Estão sendo realizadas algumas obras para rebaixar o sangradouro, para aumentar a vazão do sangradouro. Mas, até o momento, não há certeza de que as obras possam conter o rompimento. A barragem chegou a sua capacidade máxima.

Facebook
Veja também