Viagora

Boca da Noite comemora 20 anos com shows nesta quarta (10)

Projeto se estenderá para nove cidades no interior.

O projeto Boca da Noite completa 20 anos e esta temporada será aberta por três músicos do Piauí nesta quarta-feira (10), a partir das 19h, no espaço Osório Jr, no Club dos Diários. Neste ano, o projeto chegará em nove cidades no interior piauiense, descentralizando o acesso à cultura e valorizando o talento dos artistas locais.

  • Foto: DivulgaçãoBoca da Noite completa 20 anos com shows de artistas piauienses.Boca da Noite completa 20 anos com shows de artistas piauienses.

No show de abertura se apresentam os músicos Jorjão, Jero Seixa e Edvaldo Nascimento, já reconhecidos no cenário piauiense e também no projeto. Jero Seixas, ou Jerônimo da Rocha Santana, que integra os quadros da Secult e, nos palcos, interpreta canções de Raul Seixas e de artistas piauienses falou sobre a importância do projeto. “O Boca da Noite já faz parte do calendário de eventos da cidade e é uma vitrine da música piauiense. Neste ano, todos os segmentos da música foram contemplados depois de passar por uma seleção criteriosa”.

Neste ano, foram abertas inscrições para dez cidades piauienses, incluindo Teresina, que recebeu 83 inscrições. Dessas, foram selecionados 27 artistas, que vão se apresentar ao longo do ano. Na quarta-feira (17), quem se apresenta é a banda Fullreggae. No interior do estado, a primeira cidade a receber o projeto é Parnaíba, que terá show com a banda Cabesativa, neste sábado (13), no Complexo Porto das Barcas. Para o interior, foram selecionados 48 artistas.

O Boca da Noite

O projeto ocorre desde 1997 trazendo bandas locais, visando a valorização da cultural piauiense. Neste ano a edição se estende para o interior do Piauí, levando apresentações para Parnaíba, Picos, Piripiri, União, Floriano, Oeiras Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente. Cada banda ou artista selecionado recebe o equivalente a R$ 2 mil pelo show. Entre os critérios avaliados, está a presença, no repertório, de 60% de músicas autorais ou de compositores piauiense.

Em Teresina, é realizado um show por semana, sempre às quartas-feiras, e uma por mês nas cidades do interior. O grande objetivo do projeto é fomentar, incentivar e divulgar a música piauiense. Os shows são sempre abertos ao público e já fazem parte do calendário de eventos da Secult.

“O projeto Boca da Noite já é consagrado entre os artistas piauienses e conquistou o público. Neste ano, vamos expandir ainda mais para outros municípios do Norte e Sul do estado. É uma forma de descentralizar a cultura e levar música de qualidade para todo o Piauí”, disse o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Facebook
Veja também