Viagora

Bolsa Família pode deixar de atender 400 mil pessoas em 2020

Neste ano houve uma drástica redução no ingresso de beneficiários do Bolsa Família e não há previsão de novas inclusões para 2020.

Mais de 400 mil pessoas podem deixar de ser atendidas pelo programa Bolsa Família em 2020. A ameaça vem das reduções significativas no orçamento federal, da crise estadual e do enxugamento nas verbas do município do Rio.

De acordo com o economista Francisco Menezes, o contingenciamento também atingiu 43 mil famílias cadastradas no Cartão Família Carioca, programa municipal do Rio que prevê complementação mensal aos beneficiários do Bolsa Família com renda mais baixa, o pagamento está atrasado há dois meses.

Ainda segundo ele, se a proposta orçamentária do governo para o ano que vem for aprovada o problema da fome reaparecerá de forma grave. Integrantes do governo federal ainda discutem a possibilidade de unificação do Bolsa Família, do salário-família e do abono salarial do PIS/Pasep.

Em 2019 houve uma redução drástica no ingresso de beneficiários do Bolsa Família e não há previsão de novas inclusões para o próximo ano. Até o mês de maio deste ano, a média de famílias que conseguiam o benefício era de 220 mil por mês. Em junho, no entanto, o número não passou de 2.500.

Mais conteúdo sobre:

Bolsa Família

Facebook
Veja também