Viagora

Bolsonaro debate possíveis mudanças na reforma da Previdência

O presidente se reuniu com líderes de partidos para tratar de eventuais mudanças na proposta de reforma enviada ao Congresso.

Nessa terça-feira (26), o presidente da República, Jair Bolsonaro, reuniu-se com líderes de partidos na Câmara dos Deputados para discutir a reforma da Previdência. Durante o encontro, eles trataram de eventuais mudanças na proposta enviada ao Congresso, sobretudo nas regras previstas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria rural.

  • Foto: Divulgação/Agência BrasilO presidente Jair Bolsonaro se reuniu com líderes de partidos na Câmara.O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com líderes de partidos na Câmara.

“O que ele [Bolsonaro] deixou muito claro é que o Congresso vai ter a liberdade de propor essas alterações e que já há praticamente um sentimento inicial de que vai ter alterações na reforma da Previdência”, relatou à imprensa o líder do PMN, Eduardo Braide (MA), após a reunião.

Segundo relatos dos deputados que estiveram no Palácio da Alvorada, o presidente se revelou aberto a críticas e a mudanças na reforma.

“O presidente deixou claro que essa reforma não é dele, é do Brasil. E que temos a liberdade total para fazer as mudanças para tirar o Brasil da crise”, disse o líder do Podemos, José Nelto (GO). Também houve críticas ao aumento da idade mínima para os professores.

Participaram do encontro com Bolsonaro 22 deputados federais, além do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Segundo a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), na sexta-feira (1º), haverá uma reunião entre os líderes do governo e o núcleo político de Bolsonaro para afinar os detalhes da estratégia de articulação política sobre a reforma.

“É claro que, se há um descontentamento geral, a gente vai ouvir e vai discutir. O ministro Onyx diz que há pontos que precisam ser mais bem explicados, como na questão do BPC”, destacou Joice, que, ao deixar o Alvorada, informou que será a nova líder do governo no Congresso. Segundo ela, o anúncio foi feito pelo ministro Onyx Lorenzoni, na abertura da reunião.

Facebook
Veja também