Viagora

“Bolsonaro submete o Brasil aos interesses de Donald Trump”, diz PT

O Partido dos Trabalhadores criticou a viagem oficial que o presidente do Brasil fez aos Estados Unidos recentemente.

O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou nota neste sábado (23) comentando a viagem que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), fez aos Estados Unidos recentemente. Em análise sobre as ações da viagem oficial, o PT afirmou que “Bolsonaro submete o Brasil aos interesses econômicos e políticos do governo de Donald Trump”.

Para o PT, os acordos assinados por Bolsonaro com o governo americano “entregam interesses estratégicos do Brasil em troca de nada”.

Um ponto criticado é a dispensa da exigência de vistos para entrada de estadunidenses sem a reciprocidade para os brasileiros. O partido diz que “Bolsonaro abriu expressiva quota de importações de trigo dos Estados Unidos” e reclamou da possibilidade de compra de suínos daquele país.

“Abriu mão dos direitos que duramente conquistamos na Organização Mundial do Comércio, ao mesmo tempo em que implorou apoio à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), onde não teremos a menor chance de construir acordos equilibrados, além de voltarmos a submeter nossas políticas econômicas a imposições externas”, diz a nota.

“Também implorou pela entrada do país na OTAN, que teria como única consequência a abertura de nosso território para a instalação de bases militares estrangeiras. E desde já entregou aos Estados Unidos a base de Alcântara, abrindo mão de uma das mais cobiçadas posições geográficas para lançamento de satélites em todo o mundo”, continuou o partido.

Por fim, o PT expõe que o presidente do Brasil comporta-se passivamente diante de negociações comerciais com Donald Trump, a quem, segundo o partido, Bolsonaro se alia no “projeto de guerra” contra a Venezuela.

  • Foto: Facebook/Jair BolsonaroBolsonaro ressalta que há uma nova era nas relações entre os dois países.Bolsonaro ressalta que há uma nova era nas relações entre os dois países.

Durante Conferência de Imprensa com Donald Trump em Washington/EUA, Bolsonaro contou que pretende estreitar os laços com os Estados Unidos e deixar o Brasil mais atraente.

“O apoio americano ao ingresso do Brasil na OCDE será entendido como um gesto de reconhecimento que marcará ainda mais a união que buscamos. Temos também, como prioridade, o lançamento de um foro de energia com ênfase em óleo, gás e outras fontes. Como sinal deste governo, o governo brasileiro concedeu a isenção de visto para cidadãos americanos para estimular o turismo e os negócios. Na vertente da defesa e da cooperação espacial, assinamos o acordo de salvaguardas tecnológicas, o que viabilizará o Centro de Lançamento de Alcântara”, explanou Bolsonaro.

Em seu discurso, o presidente do Brasil ressaltou, ainda, que quer restabelecer a democracia na Venezuela, o que seria um desejo dos dois governos. “O regime ditatorial venezuelano faz parte de uma coligação internacional, conhecida como foro de São Paulo, que esteve próximo de conquistar o poder em toda América Latina. Pela via democrática, nos livramos desse projeto no Brasil”, disse Bolsonaro.

Facebook
Veja também