Viagora

Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos este ano

Um painel calcula não só os impostos federais, mas também os estaduais e municipais.

Foi registrado na última sexta-feira (16), ás 8hrs, no painel de Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a marca de R$ 1 trilhão, que equivale ao total de impostos, contribuições e taxas pagos pelos brasileiros desde janeiro.

  • Foto: DivulgaçãoMarca de 1 trilhão no impostômetro.Marca de 1 trilhão no impostômetro.

O valor de 1 trilhão em 2016, foi alcançado somente no dia 5 de julho. O presidente da ACSP, explica que apesar da arrecadação federal de impostos ter diminuído, o painel calcula não só os impostos federais, mas também os estaduais e municipais.  “Nosso painel não mede apenas tributos federais. Também entram na conta os estaduais e municipais. O que temos que observar são os valores nominais, porque os gastos são todos nominais”, disse.

De acordo com o presidente da entidade Alencar Burti, quando a economia cresce e os impostos sobem, a tendência é de que a arrecadação aumente. “Já que nossa economia não está crescendo, essa diferença de 19 dias reflete aumentos e correções feitos em impostos e inserções, além da obtenção de receitas extraordinárias como o Refis (Parcelamento de débitos tributários). Reflete também a inflação, que, apesar de ter caído, segue em patamar alto”, explicou.

Facebook
Veja também