Viagora

Câmara dos Deputados comemora 300 anos da cidade de Oeiras

A solenidade foi dedicada à primeira capital e cidade mais antiga do Piauí.

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (29), sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

A solenidade dedicada à primeira capital e cidade mais antiga do Piauí, foi proposta pelo deputado Assis Carvalho (PT) e contou com apresentação artística do Bandolins Mirins de Oeiras, participação de diversas autoridades políticas e oeirenses radicados em Brasília.

  • Foto: AscomSessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras na Câmara dos DeputadosBandolins Mirins

Em seu discurso, Assis falou sobre a participação do município na luta pela Independência do Brasil e o acervo arquitetônico. “Oeiras se rebelou contra os colonizadores que haviam destacado um comandante de armas para garantir a fidelidade do norte brasileiro a Portugal, mesmo após a independência ter sido proclamada em São Paulo, em setembro de 1822. No dia 24 de janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins – que depois se tornaria Visconde da Parnaíba – proclamou a independência do Piauí de Portugal, desafiando a Coroa Portuguesa, e assumiu a presidência da Junta do Governo”, contou.

O governador Wellington Dias, comentou sobre a programação que tem sido realizada desde o 24 de janeiro, até o dia 26 de dezembro – data em que comemora os 300 anos. “Estamos preparando uma programação onde possamos voltar na história, fazendo uma celebração com brasileiros, portugueses, africanos, os povos da origem. Quero dizer também da minha alegria com a presença dos bandolins de Oeiras. Nada representa mais os 300 anos do que a cultura, e nela os bandolins”.

  • Foto: AscomSessão solene em homenagem aos 300 anos de OeirasSessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, parabenizou a iniciativa e organização desta sessão. “Esse ano tem muita coisa boa acontecendo. Agradeço o deputado Assis Carvalho pela emenda parlamentar que foi fundamental para a reforma do Sobrado Major Selemérico, em Oeiras e, parabenizá-lo pela iniciativa e organização desta sessão”.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), também usou a tribuna para pronunciamento em homenagem a Oeiras. “Estado pulsante. Oeiras é a capital de grandes homens e mulheres que levam a história do Piauí. Todo brasileiro deveria conhecer a história dessa cidade que respira a fé”.

  • Foto: AscomSessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras na Câmara dos DeputadosSessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras na Câmara dos Deputados

O encerramento teve apresentação artística do Bandolins formado por adolescentes que tocaram o hino de Oeiras, chorinho, marchinhas e sambas.

Ainda acompanharam a solenidade a senadora Regina Sousa, o senador Ciro Nogueira; os deputados federais Átila Lira, Rodrigo Martins, Marcelo Castro, Maia Filho, Silas Freire; os deputados estaduais Mauro Tapety e B. Sá Filho e os vereadores de Oeiras, José Alberto Pinheiro e Beron Morais.

Também estiveram no evento, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes e o presidente da Agespisa, Emanuel Bonfim e o prefeito de Cajazeiras, Aldemar Neto.

Facebook
Veja também