Viagora

Câmara realiza audiência para discutir aplicação de recursos

A audiência foi proposta pela vereadora Graça Amorim e contou com a presença do secretário municipal de Educação Kleber Montezuma.

Uma audiência pública foi realizada nessa quarta (19) pela Câmara Municipal de Teresina. Na ocasião foi discutido a aplicação de recursos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (Fundef), contando com a presença do secretário municipal de Educação Kleber Montezuma.

O secretário apresentou um balanço sobre a aplicação dos recursos e detalhou os investimentos feitos na educação municipal de Teresina “Investimos no pagamento de professores, transporte escolar, reformas e construção de escolas e creches. Só nesse último mandato do prefeito Firmino Filho já foram construídas quase 500 salas de aula e mais de 1.500 ganharam climatização. Isso permitiu ampliar a oferta de vagas e proporcionar mais conforto para alunos e professores”, declarou Kleber.

A audiência foi proposta pela vereadora Graça Amorim, na qual o secretário foi a convite dela para esclarecer dúvidas de todos os vereadores a respeito da aplicação desses recursos. A vereadora destaca a qualidade da educação de Teresina e afirma ser importante haver transparência quanto aos investimentos “É público e notório que a educação da capital é medalha de ouro, mas fizemos o convite para que os vereadores saibam detalhes de como isso acontece”, disse Graça.

Entenda o recurso

No período de 1998 a 2005 o valor foi transferido a menos pelo Fundef e a Prefeitura de Teresina questionou a diferença. Os valores não recebidos na época foram ressarcidos ao município mediante um julgamento da Justiça Federal. Em 2016 esses recursos foram recebidos e aplicados em pagamentos de salários e manutenção do ensino básico.

Facebook
Veja também