Viagora

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 17 de abril

No Piauí estima-se vacinar pelo menos 800 mil pessoas e pretende-se atingir a meta de cobertura deste ano que é de 90%.

Na manhã desta quarta-feira (05), foi realizada uma reunião com profissionais da saúde através da Diretoria da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde. O encontro teve como objetivo repassar orientações técnicas sobre a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe).

Segundo a diretoria, a campanha tem início dia 17 de abril e segue até o dia 26 de maio deste. No dia 13 de maio será realizada a mobilização nacional. No Piauí estima-se vacinar pelo menos 800 mil pessoas e pretende-se atingir a meta de cobertura deste ano que é de 90%. No período da campanha todas as salas de vacinação devem estar aplicando as vacinas para os tipos mais graves da doença, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaReunião com profissionais da saúde através da Diretoria da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde.Reunião com profissionais da saúde através da Diretoria da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde

Neste ano, além de pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinados também crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório do ser humano de transmissão fácil. Tem tendência a se transformar em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. A transmissão ocorre principalmente por secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada.

Mais conteúdo sobre:

Fundação Municipal de Saúde - FMS

Facebook
Veja também