Viagora

Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta segunda-feira (11)

A campanha irá imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos.

Para regularizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, o Ministério da Saúde dará início nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizada até o dia 22 de setembro.

Durante a campanha, serão oferecidas vacinas da rotina para que a população não vacinada ou com cartão de vacina incompleto seja imunizada. O Calendário Nacional de Vacinação é composto por 14 vacinas destinadas a crianças e cinco para adolescentes. Para ser imunizadas as crianças e adolescentes de até 15 anos durante a campanha, devem comparecer junto aos responsáveis aos postos de vacinação em posse da caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde avaliem a necessidade de aplicação de alguma vacina.

  • Foto: Prefeitura Municipal de TeresinaCampanha Nacional de MultivacinaçãoCampanha Nacional de Multivacinação

Doses de vacina insuficientes ou aplicadas em intervalos inoportunos prejudicam a imunização e a proteção individual, portanto algumas doenças que foram eliminadas podem retornar, e sofrer mudanças epidemiológicas. Um exemplo são os caos de caxumba, que foram notificados em vários estados do Brasil, em decorrência ao surto da doença entre os jovens.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS explicou que “para cada vacina é estabelecido um esquema de vacinação, as faixas etárias alvo da vacinação, a idade mínima e máxima para receber cada dose, os intervalos ideais entre as doses, e ainda são levadas em conta as questões logísticas e operacionais para a realização da vacinação”.

Em alusão ao dia D de mobilização nacional da campanha de multivacinação, serão abertas no próximo sábado, dia 16 de setembro, 28 salas de vacina de todas as zonas de Teresina, para que os pais que não puderam levar seus filhos durante a semana para serem vacinados aproveitem a oportunidade de proteger seus filhos contra uma série de doenças.

Facebook
Veja também