Viagora

Candidato a prefeitura Elmano Férrer responde a 13 processos no Tribunal Regional Eleitoral

O candidato a reeleição Elmano Férrer responde na Justiça a 13 processos que o acusam de abuso de poder político e econômico e outros crimes

 A Justiça Eleitoral abriu 13 ações de investigação judicial eleitoral (AIJE) para a purar dunúncias de abuso de poder econômico e político e de conduta vedada a agente público na campanha eleitoral em Teresina. O acusado das 13 ações é o candidato a reeleição de Teresina, Elmano Férrer.

Das ações abertas contra o candidato, 11 foram feitas pelo seu adversário direto a eleição na prefeitura de Teresina, o candidato Firmino Filho do PSDB. Das outras duas denúncias, uma foi feita pelo vereador Décio Solano (PT) e a outra por um eleitor.

Se condenado por alguma das denúncias apresentadas o candidato, caso eleito, pode perder o diploma ou o mandato de prefeito. Isso porque como a eleição já acontece amanha, das 8h às 17h, não existe mais tempo para uma impugnação de candidatura.

Uma das ações já foi julgada pelo juiz João Henrique Gomes, mas no seu entendimento a denúncia de conduta vedada movida por Firmino Filho foi considerada improcedente e o candidato foi inocentado.

Segundo a coligação da qual o candidato do PSDB participa, a equipe de gravação do programa eleitoral do candidato Firmino foi impedida de entrar em um colégio público que seria utilizado para a gravação. A coligação tem até hoje para recorrer da decisão.
Outras ações são relacionadas ao gasto nas propagandas eleitoras e denuncias de que houve contratação irregular no período de eleição.

Em nota a assessoria jurídica do candidato Elmano Férrer, o advogado Tiago Férrer afirma que as acusações não reúnem elementos concretos suficientes para justificar as condenações.

Foi registrado na 1ª Zona Eleitoral uma ação onde a assessoria jurídica do candidato Elmano pede que a justiça uma investigação para descobrir que estaria mandando mensagem para o celular do candidato fazendo acusações de inadimplência com os funcionários da Prefeitura.

A assessoria jurídica ainda rebateu as acusações feitas ao atual prefeito afirmando que o que a coligação do PSDB está tentando fazer é o que já aconteceu com eles em 2008 na reeleição de Silvio Mendes. Segundo Tiago Férrer, na época o prefeito respondeu a oito ou nove processos e quem mais foi penalizado teria sido Elmano Férrer que assumiu a prefeitura com a saída de Silvio Mendes.
Facebook
Veja também