Viagora

Candidatos a prefeito de teresina participam de debate na TV Cidade Verde

Os sete candidatos que disputam à prefeitura de Teresina se duelaram na noite desta quinta-feira (16/08) no debate promovido pela TV Cidade Verde.

Restando pouco menos de dois meses para o primeiro turno das eleições municipais, os sete candidatos a prefeito na capital piauiense participaram do primeiro debate realizado pela TV Cidade Verde, no Auditório Maria Amélia Tajra.
Imagem: ReproduçãoDebate na TV Cidade Verde.(Imagem:Reprodução)Debate na TV Cidade Verde.

Beto Rêgo (PSB), Daniel Solon (PSTU), Elmano Férrer (PTB), Firmino Filho (PSDB), Maklandel Aquino (PSol), Vasconcelo Pinheiro (PCO) e Wellington Dias (PT) foram sabatinados com perguntas feitas por jornalistas da emissora e também direcionaram questionamentos entre si.

Diversos temas foram abordados ao longo do debate, e os candidato puderam comentar as respostas de seus adversários, com o direito a réplica e tréplica.

Os sete candidatos reunidos para o debate da TV Cidade Verde, mediado pelo jornalista Amadeu Campos

1º Bloco do debate

Para solucionar o problema de sobrecarga no atendimento do Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha (HUT), Firmino Filho sugere que a unidade de saúde seja expandida e o número de salas de cirurgias seja duplicado, além de haver mais investimento na qualificação de outros hospitais em regiões distintas da cidade.

Vasconcelo Pinheiro disse que Firmino Filho passou 20 anos no comando da prefeitura e não deu atenção aos problemas do atendimento de urgência e emergência.

Maklandel afirma que Teresina precisa ser transformada numa referência de produção agrícola e de pequenos empreendimentos, com a redução de juros. Disse também que a prefeitura deve priorizar a realização de concurso público.

O prefeito Elmano Férrer disse que a PMT precisa continuar estimulando a instalação de novas empresas na cidade, com o intuito de gerar emprego e renda.

Sobre infraestrutura, Wellington Dias afirmou que a cidade precisa ser descentralizada em 23 regiões, de maneira a fazer com que as oportunidades sejam espalhadas por toda a cidade. O petista também criticou o calçamento de Teresina, a péssima qualidade das paradas de ônibus e disse que quer ser conhecido como o "prefeito das calçadas", valorizando o transporte coletivo, sem descuidar da atenção aos pedestres e ciclistas.

Daniel Solon iniciou sua participação no debate afirmando que Wellington Dias será lembrado como o governador responsável pela tragédia ocasionada pelo rompimento da barragem Algodões I. E disse que uma de suas propostas de campanha é a redução no valor da tarifa do transporte público na capital.

Beto Rêgo disse que o servidor público está sendo "massacrado" há muito tempo em Teresina. Disse que, se eleito, pretende tratar bem e qualificar os servidores.

Vasconcelo Pinheiro criticou o fato de a Prefeitura de Teresina não possuir uma clínica especializada na reabilitação de dependentes químicos. O candidato também disse que a cidade precisa de mais creches e um albergue para moradores de rua.

Maklandel afirmou que os jovens precisam de ocupação para não se envolverem com as drogas. Ele citou como uma boa alternativa para isso as escolas em tempo integral, com oferta de atividades extras para os estudantes. Disse ainda que é preciso aumentar a presença dos pais em seus lares, reduzindo as jornadas de trabalho sem diminuir os salários.

Elmano Férrer afirmou que pretende dar continuidade à política de valorização dos professores iniciada em sua gestão. Também disse que pretende colocar sistemas de refrigeração em todas as escolas, e dotá-las de laboratórios de informática e videotecas.

Daniel Solon afirmou que vai investir no saneamento básico e na recuperação da mata ciliar. Para solucionar o problema da poluição dos rios Poty e Parnaíba ele propôs a criação de um conselho municipal do meio ambiente.

2º Bloco do debate

Vasconcelo Pinheiro afirma que o servidor público passa por uma situação lamentável. Ele volta a criticar Firmino, dizendo que sua gestão acabou com a mudança de nível e concedeu reajustes salariais ínfimos. Candidato disse também que salários de aposentados não são suficientes nem para comprar remédios.

Em resposta a pergunta de Wellington Dias, Elmano diz se orgulhar de ter contratado um grande número de servidores públicos aprovados em concurso.

Daniel Solon responde a pergunta de Beto Rêgo com uma dura crítica ao seu partido, o PSB. Ele afirma que a periferia de Teresina não tem acesso pleno a serviços essenciais, como a coleta de lixo, o transporte público e correios, e diz que o governo Wilson Martins é também culpado por essa situação. De acordo com o candidato do PSTU, apenas o camburão da polícia chega à periferia.

Firmino promete revitalizar as lavanderias comunitárias e as hortas populares. Também diz que pretende fortalecer as pequenas e micro-empresas. O tucano ainda diz que vai estimular a criação de outros dois pólos industriais na capital, um na zona norte e outro na zona sudeste.

Maklandel diz que pretende estimular o desenvolvimento de agrovilas, comprando sua produção. O candidato do PSol diz que a gestão de Elmano tem um discurso bem diferente da prática, concedendo incentivos não aos pequenos produtores, mas apenas aos grandes grupos empresariais.

Wellington diz que sua gestão terá uma política de respeito ao concurso público, combatendo a insatisfação dos servidores. Para isso, o candidato diz que vai capacitá-los e melhorar as condições de trabalho no município. O petista afirma que vai investir no ensino técnico médio, recorrendo ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do governo federal.

Beto Rêgo afirma que sua gestão vai assegurar que famílias não sejam despejadas. E diz que, por meio de parcerias com o governo federal, vai reduzir o déficit habitacional em Teresina.

3º Bloco do debate

O terceiro bloco começa com uma provocação de Beto Rêgo a Elmano Férrer, sugerindo que a gestão do petebista é manipulada por um grande grupo empresarial.

Elmano responde que a Construtora Sucesso construiu o Shopping da Cidade e diversas avenidas importantes na cidade. O candidato do PTB também diz que a construtora é uma grande empresa, que orgulha os piauienses e, inclusive, também possui contratos com o governo estadual de Wilson Martins, que é do mesmo partido de Beto, o PSB.

Em resposta a uma pergunta formulada pelo candidato Weliington Dias, o tucano Firmino Filho afirma que muitas das grandes realizações recentes em Teresina, inclusive na gestão de Elmano, tiveram seus projetos iniciados pelo PSDB.

Wellington elogiou a execução do programa Lagoas do Norte, mas disse que ainda falta muito a ser feito, e citou a carência de viadutos e galerias, o abandono dos mercados populares e a demora na ampliação das pontes sobre o Rio Poty.

Maklandel pergunta a Daniel Solon sua opinião acerca das campanhas milionárias de alguns dos postulantes ao cargo de prefeito. O candidato do PSTU afirma que Teresina é uma cidade "privatizada", onde quem manda são os empresários, justamente pelo fato de as campanhas terem sido financiadas por grupos empresariais.

O candidato do PSol comenta que há candidatos com previsão de gastos em campanha próxima dos R$ 10 milhões. Enquanto isso, acrescenta Maklandel, a população sofre com a falta de creches, escolas, abastecimento d"água, saneamento e muitos outros serviços públicos.

Respondendo uma pergunta de Firmino, Vasconcelo afirma que em sua gestão o atendimento nos hospitais será garantido a toda a população em tempo ágil. O candidato lembra que o HUT foi criado para atender 500 mil pessoas, mas hoje a capital possui cerca de um milhão de habitantes, fora os que vêm, de passagem, de outras cidades e Estados. Ele acrescenta que é preciso ser pago um bom salário ao servidor público, do porteiro ao médico.

Maklandel diz que saúde pública não é "mercadoria" e acusa as gestões do PSDB e PTB de terem sucateado os serviços desse setor. O candidato do PSol afirma que pretende levar o atendimento para os bairros mais distantes do centro da cidade.

Solon opina que todas as verbas públicas destinadas à saúde devem ser aplicadas em hospitais públicos e não em empresas privadas.

Elmano pergunta qual a proposta de Wellington para o esporte piauiense. O petista responde que, se eleito, Teresina terá quadras poliesportivas espalhadas em 23 áreas da cidade, com assistência técnica para os jovens atletas. Dias acrescenta que a orientação esportiva deve estar atrelada ao ensino em tempo integral.

Férrer afirma que sua gestão fará um estádio olímpico, com vistas a preparar os esportistas teresinenses para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O candidato do PTB também afirma que o Ginásio Verdão foi abandonado pelo governo estadual na gestão de Wellington.

O petista responde dizendo que lamenta o caminho que Elmano decidiu seguir nesta campanha eleitoral. De acordo com Dias, o Verdão jamais ficou fechado em seu governo.

Beto Rêgo afirma que "entra prefeito, sai prefeito, e nada é feito pelo esporte da cidade". Ele diz que vai abraçar as comunidades, realizando competições em diversas modalidades esportivas.

4º Bloco do debate

Wellington Dias abre o quarto bloco afirmando que pretende ampliar a capacidade de investimentos da cidade, por meio da modernização da gestão municipal. O petista promete dividir a cidade em 23 regiões sem, necessariamente, criar mais órgãos na administração municipal.

O candidato Beto Rêgo debocha do adversário Wellington Dias, falando sobre seus famosos diálogos com Deus, e diz que o petista quer se "entronar" na prefeitura.

Daniel Solon diz que Teresina precisa seguir o exemplo internacional e estimular o transporte coletivo, não o individual, como ocorre atualmente. Ele afirma que a cidade precisa de uma empresa estatal para cuidar do setor, garantindo a redução no valor das passagens e a regularidade do serviço, bem como a acessibilidade aos deficientes físicos.

Vasconcelo Pinheiro afirma que uma boa mobilidade urbana é aquela que garante o fim dos engarrafamentos nas principais vias da cidade.

Elmano pergunta a Firmino qual sua política para os idosos. O tucano diz que sua gestão terá uma assistência social voltada para os direitos das pessoas com mais de 60 anos. O candidato do PSDB diz que vai fortalecer o Conselho Municipal do Idoso e vai difundir pela cidade diversos centros de assistência e de convivência para os idosos, bem como as academias da terceira idade.

Elmano afirma que sua gestão já instalou 20 academias para idosos e diz que essa continuará sendo uma das principais preocupações de seu governo, caso reeleito.

Em resposta a pergunta de Daniel Solon, Maklandel diz que as mulheres com dupla jornada precisam de mais tempo de folga em seus trabalhos para se dedicarem às suas famílias. O candidato diz que o PSol tem o compromisso com a universalização do fornecimento de creches, bem como a instalação de berçários nas empresas.

Beto Rêgo responde a pergunta formulada por Firmino afirmando que os jovens precisam ter melhores condições para enfrentar o mercado de trabalho. O candidato opina que a educação é a base fundamental para que esses jovens obtenham êxito profissional no futuro.

O tucano diz que pretende tirar da gaveta o projeto "Meu primeiro emprego". Propõe-se a acabar com o ciclo vicioso da falta de emprego e de experiência, que deixa milhares de jovens teresinenes sem oportunidades.

Maklandel critica a quantidade de recursos destinada ao Orçamento Popular. Ele considera os valores insuficientes, o que, segundo ele, acaba provocando um embate entre as comunidades no moento da divisão desse dinheiro.

Wellington volta a alfinetar Elmano, questionando como a população pode confiar num candidato que fala uma coisa e faz outra. Elmano responde afirmando que sua gestão pouco promete, mas muito faz.

O petebista diz que abraçou segmentos do PT, "que ontem estavam comigo e hoje estão com Vossa Excelência, para fazer esse discurso que não é verdadeiro".

Dias afirma que o atual prefeito pôs fim ao "Habitar Legal" e lembra que Teresina possui quase 300 áreas irregulares. O petista promete trabalhar pela regularização dessas áreas.

Elmano responde que já está resolvendo a questão da regularização fundiária.

5º Bloco do debate

O quinto e último bloco do debate é destinado às considerações finais. Os sete candidatos deixam suas mensagens diretamente para os telespectadores.

O debate da TV Cidade Verde foi encerrado exatamente às 23h56 desta quinta-feira, dia 16 de agosto.
Facebook
Veja também