Viagora

Carlos Augusto quer PMs incluídos como prioridade na vacinação

O deputado apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) solicitando a inclusão dos policiais militares nos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19.

Em sessão realizada virtualmente na última quinta-feira, 25 de fevereiro, o deputado estadual Carlos Auguto (PL) falou sobre o requerimento de sua autoria apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no qual pede a inclusão dos policiais militares na lista dos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 no estado.

No entendimento do deputado, os policiais se expõem ao risco igualmente aos profissionais de saúde, considerando ser um “absurdo” que detentos tenham mais prioridade que os policiais militares, lembrando que 20 PMs morreram de Covid-19 no Piauí.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraCoronel Carlos Augusto (PL).Coronel Carlos Augusto (PL).

A deputada Teresa Britto (PV) cobrou a ampliação de leitos hospitalares nos municípios mais afetados pela Covid-19. Ela disse que os municípios de Floriano e Picos são os menos estruturados. Defendeu também a reabertura dos hospitais de campanha em Teresina.

O deputado Marden Menezes (PSDB) afirmou que o pior da pandemia foi previsto pelas autoridades da Saúde, e o Governo do Estado não estaria prestando informações sobre a aplicação dos recursos enviados pelo Governo Federal para combater a Covid-19. Ele considera destacou ainda que os profissionais de saúde não estão tendo direito ao adicional de 40% de insalubridade. Marden lamentou que somente agora o Estado cumpriu a promessa de ampliar os leitos em Piripiri.

O deputado João de Deus (PT) se associou à fala de Carlos Augusto ao defender a inclusão dos policiais da PM na lista de prioridades para a vacinação. João de Deus elogiou as ações do Governo do Estado no combate à Covid-19, o que coloca Piauí como o terceiro no combate à pandemia. Ele criticou a bancada de oposição, que seria contra o lockdown, mas culpa o governo pelo aumento das mortes.

O deputado Gessivaldo Isaias (Republicanos) falou sobre projeto de sua autoria, que ainda não foi votado, defendendo que os professores sejam prioritários para a vacinação, como os que o são os idosos. O orador aproveitou para agradecer ao governador Wellington Dia por reconhecer necessidade da manutenção das atividades religiosas apesar dos protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Gessivaldo destacou que todas as igrejas seguem rigorosamente a orientações de órgãos da saúde e realizam campanhas para distribuição de cestas básicas às famílias mais necessitadas.

Francisco Limma (PT) falou sobre campanha lançada pelas Casas Legislativas do país para a vacinação contra a Covid-19 e a independência dos estados para a obtenção de vacinas, conforme aprovou o Supremo Tribunal Federal (STF). Afirmou também que o Piauí não aceita qualquer tipo de banalização da pandemia.

O deputado Paulo Martins (PT) falou sobe a licitação para a recuperação de estradas em municípios da região Norte do Piauí pelo DER-PI e defendeu um Voto de Aplauso ao governador Wellington Dias pelas ações que vem realizando no combate à Covid-19. Para Paulo Martins, as maiores dificuldades para o combate à pandemia decorrem da gestão do Governo Federal.

A deputada Elisângela Moura (PCdoB) parabenizou o governador Wellington Dias por ter o Piauí o terceiro melhor desempenho no combate à Covid-19. A deputada disse que no combate à pandemia a consciência da população é o melhor lockdown. Ela falou também sobre projeto de lei de sua autoria, que coloca a galinha caipira da canela preta como patrimônio cultural do Estado. Ela concluiu sua fala enviando voto de pesar pelo falecimento de Francisco Cardoso, por Covid-19, em Cocal dos Alves.

Os deputados João de Deus e Francisco Limma (PT) acrescentaram dados às suas falas anteriores. O primeiro em pesar pela morte de Francisco Cardoso e o segundo em apoio ao projeto de Elisângela Moura sobre a galinha da canela preta como patrimônio cultural do Piauí.

Facebook
Veja também